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Crie do zero um dashboard personalizado no Google Analytics
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Crie do zero um dashboard personalizado no Google Analytics

  • timer 02/01/2025
  • 4 min de leitura

Ter informações disponíveis, mas não decodificá-las, não é tão interessante na era digital, não é mesmo? A leitura e as análises propiciadas pelos dashboards do Google Analytics permitem que você e sua empresa tracem estratégias que condizem com a sua realidade e lacunas de posicionamento na SERP relacionadas ao tráfego, páginas de destino e monetização.

O resultado disso? Mais pessoas vendo e acessando seu site, aumentando a autoridade e confiabilidade dele e, muito provavelmente, convertendo. O Google Analytics 4 coleta dados baseados em eventos tanto de sites quanto de aplicativos. Isso permite análises de dados mais rebuscadas do comportamento do usuário em relação à sua marca. Porém, com centenas de informações e números, a leitura constante desses elementos pode se tornar algo complexo e demorado.

Por isso, a Mailbiz possui um dashboard integrado ao Google Analytics 4 com funil de performance exclusivo, para acompanhar as métricas do seu e-commerce. Continue a leitura e veja como essa ferramenta funciona e quais passos seguir para personalizar e monitorar o desempenho do seu site com o nosso dashboard.

O que é um dashboard e qual a sua importância?

Um dashboard é uma representação gráfica de dados e informações numéricas importantes de uma determinada área ou negócio. Ele pode assumir inúmeros formatos: mapas, gráficos, tabelas, infográficos e por aí vai. O dashboard facilita a visualização das informações e consegue cruzar dados de uma série de fontes, tornando-o totalmente personalizado aos seus interesses e objetivos.

Sem ele, possivelmente, você gastaria horas e demoraria muito mais para identificar tendências e pontos de atenção no seu negócio, por exemplo.

Como criar um dashboard no Google Analytics?

O Google Analytics possui uma infinidade de informações do seu site, por isso, se você ainda não acompanha essas métricas periodicamente, você possivelmente está em maus lençóis. Confira, a partir de agora, o nosso passo a passo de como criar um dashboard no Google Analytics personalizado.

Para isso, você precisa ter em mente quais métricas são relevantes para o seu negócio para selecioná-las no painel de gestão. Dados sobre tráfego, conversões e comportamento do usuário estão entre os itens mais analisados. Ah, não se esqueça de utilizar a filtragem de dados e períodos específicos e ajustar o painel para que os dados sejam atualizados automaticamente. Encontrar um parceiro de consultoria também pode ser uma dica muito valiosa.

Sem mais delongas, vamos para o passo a passo:

  1. Faça login no Google Analytics: acesse sua conta e insira suas credenciais. Caso você ainda não tenha uma, entre no menu administrador > criar > selecionar conta. A partir disso, defina as configurações de compartilhamento de dados e vá para a próxima etapa;
  2. Acesse a seção de Painéis: no menu à esquerda, expanda a opção “Personalização” e clique em Painéis e crie um novo painel no botão “Criar”;
  3. Escolha o tipo de painel: no menu “pop-up”, selecione “Tela em branco” para criar um painel personalizado. Na sequência, escolha um nome para o painel como, por exemplo, “Análise de desempenho geral” e clique em “Criar painel”;
  4. Adicione widgets ao painel: depois de criado o painel, clique em “Adicionar widget” e adicione os elementos de visualização. Cada widget corresponde a uma métrica;
  5. Escolha o tipo de visualização de dados: para cada widget escolhido, você terá que escolher um tipo de visualização, que pode ser: cronológica, mapa de regiões, tabela e gráfico de barras ou linhas;
  6. Adicione as métricas desejadas: após selecionar o tipo de visualização, é hora de inserir as métricas que deseja exibir nesse widget;
  7. Salve o widget: para adicionar efetivamente um widget, é necessário salvar a cada inclusão;
  8. Repita o processo de inserção até que seu painel possua todas as métricas de que precisa.

Seguindo essa sequência, você criará um painel de controle no Google Analytics que fornecerá insights valiosos para a sua análise de desempenho e tomada de decisões. Caso você tenha dificuldade em gerir essa plataforma ou deseje integrar outros dados de rastreamento no seu painel, é prudente que você conheça mais sobre as estratégias da Mailbiz.

Como funciona o dashboard da Mailbiz e quais as principais métricas?

O dashboard da Mailbiz integra informações do seu cadastro de e-commerce com os dados do Google Analytics, a fim de obter o máximo de engajamento e vendas, por meio de e-mail marketing. Nele você encontra informações claras e objetivas sobre:

  1. A sua eficiência em captar e-mails;
  2. Engajamento do usuário;
  3. Informações sobre receita;
  4. Taxa de retorno de investimento.

Em decorrência dessas 4 principais métricas monitoradas, o dashboard da Mailbiz fraciona informações gerais para que você compreenda melhor quais os efeitos de cada ação da empresa. Sobre a sua eficácia em captar e-mails, a medição compara seus dados obtidos com a sua meta diária.

É possível, ainda, mensurar o nível de engajamento das campanhas de e-mail de acordo com:

  • Taxa de cliques;
  • Taxa de entrega;
  • Taxa de descadastro;
  • Frequência de envios.

Ou seja, a sua estratégia é sempre levada em consideração!

Outro pilar do dashboard são as métricas do funil de vendas. Aqui você observa objetivamente o ticket médio, a receita geral, a taxa de conversão e a receita do seu e-commerce. Todas essas informações são indicativos do seu desempenho de vendas e podem ser analisadas por períodos e de forma linear.

No último elemento de informações essenciais, temos ainda as métricas de desempenho relacionadas ao Retorno sobre o Investimento (ROI) que te auxiliam a gerir suas campanhas e traçar estratégias mais assertivas ao longo do tempo. Ele traz informações sobre todas as mídias ou de forma segmentada.

Como aplicar estratégias a partir da análise e leitura do dashboard?

Essa é uma pergunta que mescla análise de mercado, avaliação do nicho comercial, acompanhamento de métricas do dashboard sobre, principalmente, o comportamento do usuário frente às suas campanhas, produtos e desempenho nos canais de comunicação e venda.

A leitura do número de sessões, cliques, CTR, conversões e ROI são potentes indicadores de qual estratégia traçar. Melhorar o CRM (Customer Relationship Management) pode ser o principal eixo de ação da sua empresa, por exemplo. Assim como a busca em aumentar o ticket médio com o cross sell e upsell. Ambas são formas de melhorar os números de interação e de conversão.

Contudo, algumas estratégias, apesar de levarem mais tempo para trazer resultados, quando trazem, costumam ser mais duradouras e perenes que outras. O equilíbrio entre ambas é a chave de uma boa gestão e controle das vendas.

Agora que você sabe mais sobre o tão famoso dashboard do Google Analytics e conhece algumas das potencialidades dessa ferramenta quando integrada a outras métricas da sua empresa, conheça mais sobre a nova era da inteligência e participe da Mailbiz Conference. Uma das maiores imersões sobre métricas e aumento de vendas no e-commerce. Não fique fora dessa!

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