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GIF em e-mail marketing: conheça as vantagens e como criá-lo
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GIF em e-mail marketing: conheça as vantagens e como criá-lo

  • timer 14/12/2016
  • 2 min de leitura

Se você pensava que os gifs animados serviam apenas para mandar mensagens divertidas nos falecidos Orkut e MSN, está muito enganado. Eles podem ser muito úteis também em suas campanhas de marketing digital!

Nesse artigo, você saberá como criar um gif em e-mail marketing e quais são as vantagens de utilizá-lo!

Mas, afinal, o que é um gif?

O gif (formato de intercâmbio de dados) é um formato de imagem. A grande diferença é a velocidade do carregamento, que, nos primórdios da internet, era extremamente importante para os usuários.

Porém, ele ficou famoso mesmo em sua versão animada, quando várias imagens compactadas no mesmo arquivo dão a impressão de movimento. Hoje, ele recheia a timeline de usuários de redes sociais como Facebook e Reddit, mas sua utilidade vai muito além disso, como você verá a seguir.

Qual é o papel do gif nesses meios?

Quando se fala em e-mail marketing, o gif pode ser uma poderosa ferramenta para engajar as suas leads, deixando a sua mensagem muito mais dinâmica sem comprometer a velocidade de carregamento.

Uma das grandes vantagens desse recurso é o fator atração. O movimento chama a atenção dos leitores, o que faz com que assistam até o final da animação. Mas não é só isso. Eles também são muito divertidos e podem se tornar links clicáveis para suas páginas de destino.

Além disso, é possível compactar um vasto número de informações em um gif, podendo ter diversas utilidades em uma estratégia de e-mail marketing.

Como utilizar o gif em e-mail marketing?

Existem diversas maneiras para a utilização de gif em e-mail marketing. O formato é aceito entre a maioria dos servidores de e-mail, então não tenha receio de usá-lo. É possível usá-lo para:

  • Mensagens que a empresa quer que o leitor visualize até o final;
  • Mostruário de produtos diversificados;
  • Pequenos tutoriais;
  • Galeria de fotos de um mesmo produto por vários ângulos;
  • Chamadas para a ação;
  • Chamar a atenção para detalhes mais relevantes.

 

Como criar um gif?

Se você não sabe como criar gifs para sua campanha, não se preocupe. Existem diversas ferramentas e plataformas que podem auxiliá-lo nessa tarefa.

A primeira ação necessária é a escolha das imagens a serem utilizadas. Você pode contratar um designer próprio para criá-las ou buscar em bancos de imagem gratuitos, como o Unsplash, o Pixabay e o Freepik.

Depois, é chegada a hora de você efetivamente criar o seu gif. Existem sites específicos para isso, como o Gifpal, o Gickr, o MySpaceGens e o Make a Gif. Cada um deles possui diferentes características como a quantidade de imagens e a velocidade de transição.

Mas, se você os utiliza com muita frequência, pode optar por programas como o Falco Gif Animator, o PhotoScape ou o Microsoft Gif Animator. Ou até mesmo escolher algumas opções de aplicativos móveis, como o Gif Shop, o GifBoom ou o Loopcam HD.

Todas as ferramentas aqui apontadas possuem interfaces simples e de fácil aprendizado! Mas lembre-se: um gif só será visto se ele carregar completamente, então procure não deixá-los muito pesados.

Pronto! Agora você já pode incrementar o gif em e-mail marketing nas suas estratégias digitais!

Se quiser aprender mais ainda sobre GIFs animados no e-mail marketing, leia este post.

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