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Para fortalecer a sua presença de marca e criar um relacionamento com os seus clientes, garantindo que eles voltem a negociar com você, é preciso investir em diferentes estratégias. Saber como fazer e-mail marketing vai te gerar resultados surpreendentes e com maior conversão.
Neste post, você vai aprender 9 pilares para a elaboração de um projeto de e-mail marketing que vai transformar os seus cliques em vendas, multiplicando o seu ROI. Continue com a gente!
Conteúdo
Para você ter sucesso no e-mail marketing e conseguir mensurar os resultados das suas campanhas, é preciso ter uma lista de contatos orgânica e não comprada. Existem diversas técnicas de captação adequadas para vários segmentos.
Dentre elas, está a criação de Landing Pages, contato com clientes que já compraram com você, pop-ups contextualizados ou outros mecanismos de geração de leads. Dessa forma, você tem uma garantia melhor de comunicação com pessoas interessadas e não fantasmas, ok?
Também chamadas de ESP (Email Service Provider), as ferramentas de e-mail marketing permitem que você tenha maior controle sobre os seus envios, listas de contato, além de oferecer mecanismos para você avaliar o desempenho dos projetos. Algumas plataformas, como a Mailbiz, contam com dashboards, templates e recursos que impactam diretamente na sua performance.
Engana-se quem acha que e-mail marketing é tudo igual. Existem diferentes maneiras de se relacionar com o seu público, o que demanda planejamento estratégico para alcançar os objetivos desejados, fortalecendo a sua marca.
Por isso, defina metas, segmente contatos e identifique o tipo de comunicação que a sua empresa irá adotar com os seus clientes. Serão enviados e-mails de ofertas, novidades, boas-vindas, newsletter…
Antes de colocar a mão na massa, faça um levantamento desses objetivos que vão orientar todo o seu plano de ação. Em seguida, estipule uma linguagem, uso de imagens, vídeos e outros recursos que tornem o e-mail marketing interativo — e muito mais atrativo!
Leia também: Tipos de e-mail marketing e newsletter: como se comunicar com a audiência.
Segmentar o seu público é fundamental para oferecer uma comunicação direcionada e voltada para resultados mais assertivos. Afinal, a gente engaja com o que é do nosso interesse, certo?
A depender dos materiais e serviços que você oferece, é possível dividir a sua audiência em listas com base em dados demográficos, como gênero, idade, região, entre outros. Para projetos mais complexos, utilize plataformas que permitem insights sobre os interesses de cada parcela do público, além de identificar diferentes fases da jornada de compra.
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Um dos principais objetivos do e-mail marketing é fortalecer a sua identidade e transmitir uma mensagem sobre a sua marca. Por isso, é necessário investir em designs personalizados para garantir uma comunicação uníssona, contínua e efetiva.
Crie modelos que conversem com outros canais de difusão de conteúdo que reforcem o seu branding, como redes sociais, aplicativos, entre outras plataformas. A ferramenta da Mailbiz, por exemplo, possui templates dinâmicos que otimizam o seu envio de e-mails, transformando cliques em conversões para o e-commerce!
Com uma estratégia traçada, audiência segmentada e template pronto, é hora de dar o pontapé inicial na comunicação com os seus contatos! Elabore e-mails criativos, com conteúdos ricos e que incentivem o engajamento com seu cliente em potencial.
Crie um cronograma de envio de mensagens para garantir um fluxo saudável e sem sobrecarregar o usuário com conteúdos que podem ser classificados como spam. Mantenha a periodicidade e frequência adequados para assegurar o engajamento e boas taxas de abertura dos e-mails.
Faça testes, investigue os melhores horários para cada segmentação de público e se organize para seguir o calendário de conteúdos. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um calendário de campanhas para 2024! Acesse.
Você sabia que mais da metade das pessoas que abrem e-mails não rolam a página até o final? Considerando esse comportamento, é essencial que você organize as informações mais relevantes no topo do seu template.
Ali, próximo ao cabeçalho, aproveite para colocar um Call to Action (CTA), chamando o usuário ao seu site para saber mais. Ao longo do texto, inclua outros recursos, como as mídias, e mantenha mais dois ou três CTAs em destaque no seu design.
Essas sinalizações vão ser fundamentais para chamar a atenção do leitor para pontos estratégicos do seu e-mail marketing, aumentando as chances de conversão e ROI das campanhas em até 122%¹.
Leia também: 7 exemplos de e-mail marketing para você se inspirar.
Após um período de testes, colete as informações e resultados das suas campanhas de e-mail marketing. Avalie se a estratégia adotada lá no começo está funcionando e o que pode ser melhorado. Faça check-ups recorrentes, na frequência que considerar mais adequada, para reavaliar os métodos adotados.
Aperfeiçoe a sua comunicação por e-mail e construa um relacionamento mais duradouro e comprometido com a sua audiência. Uma relação em que há identificação, converte mais!
Você já percebeu o quanto uma plataforma adequada te auxilia (e muito) para um e-mail marketing com resultados efetivos. Quer colocar todos esses conhecimentos em prática com quem entende do assunto?
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[1] Digital Strike. Here’s why email marketing ROI is better than any other tactic. Disponível em: https://www.digitalstrike.com/email-marketing-roi/. Acesso em: 03 abr. 2024.