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O marketing digital é utilizado pela grande maioria das empresas e conta com ótimos resultados, mas como utilizar? Dentro desse vasto mundo, existem diversas estratégias que você precisa conhecer para saber qual a melhor para o seu nicho ou para alcançar os resultados esperados.
Selecionamos as 9 principais estratégias do marketing digital que você pode implementar no seu planejamento, adaptar para sua empresa e acompanhar os resultados! Se deseja saber mais, continue a leitura abaixo!
Conteúdo
O marketing digital é um conjunto complexo de estratégias, ferramentas e técnicas utilizadas para promover produtos, serviços e a própria marca no ambiente digital. Para isso, é preciso muito estudo, análise de dados e acompanhamento das métricas estabelecidas.
Esse conjunto é importante para que as empresas possam permanecer relevantes no mercado, além de ser um dos fatores responsáveis pelo aumento das vendas de uma empresa. Repare como as empresas estão presentes nas redes sociais, e-mails, sites e cada vez mais nos aplicativos móveis.
Para entender como fazer marketing digital, conheça as principais estratégias utilizadas atualmente, seja para aumentar as conversões, acompanhar a jornada do cliente, melhorar o posicionamento de marca, criar um relacionamento com seus leads e mais.
A sigla SEO significa search engine optimization ou otimização para os mecanismos de busca. Se você pretende atrair tráfego orgânico para seu site, o SEO é o conjunto de estratégias ideais para atingir esse objetivo. Baseando-se em conteúdo de qualidade, tecnologia e autoridade da marca, quando bem realizado, seu site conquista os primeiros posicionamentos no maior buscador do mundo, o Google.
Você pode utilizar também o marketing sazonal para criar conteúdos relevantes para determinadas épocas do ano que sejam importantes para a sua marca, atraindo novos leads e conversões.
Todos os textos produzidos para os canais digitais são feitos pelo marketing de conteúdo, seja para sites, blogs, e-books, redes sociais, e-mail marketing e mais. Para a produção desses materiais, você precisa considerar a qualidade, linguagem utilizada e adaptá-la para cada canal digital, sendo relevante para seu público e ajudem a resolver suas dores.
Para a produção do seu conteúdo, é preciso planejamento, ter uma persona para a personalização, criar o conteúdo e distribuí-lo nos canais em que seu público está. Os redatores especialistas em conteúdo digital precisam conhecer técnicas de SEO e copywriting, além de um bom conhecimento em língua portuguesa.
Quantas pessoas você conhece que não estão nas redes sociais? É raro quem não esteja cadastrado em pelo menos uma delas, por isso, direcionar estratégias de marketing digital pode ser muito benéfico para sua empresa. Invista em estratégias para posicionar sua marca, atrair seu público e principalmente para nutrir um relacionamento com seu cliente.
É possível criar campanhas e promover seus serviços e produtos, vender e garantir a satisfação do seu consumidor. Para fazê-lo, tenha um calendário editorial conforme as principais datas do ano e seja ativo para o seu público engajar a sua marca. Você também pode utilizar a mídia paga para promover sua marca para um público segmentado, aumentando o tráfego e conversões.
Ter um site da sua marca é essencial para que seus clientes conheçam mais sobre a sua empresa, entrem em contato, comprem seus produtos ou contratem os seus serviços. Capriche no Web design, de modo que seja bonito, mas também de fácil navegação para os usuários.
Repare como você mesmo procura pelos sites das empresas quando se interessa por algum produto e como a navegabilidade influencia na sua vontade de permanecer por mais tempo nesse site. Além disso, tenha um blog para aumentar a autoridade da sua marca e poste conteúdos relevantes para seu público, que condizem com a sua marca.
O e-mail marketing é uma das melhores estratégias para quem deseja criar uma conexão personalizada e direta com seus consumidores. Por meio dessa técnica, é possível aumentar suas conversões, seja enviando um cupom de desconto, mensagens humoradas para recuperação de carrinhos abandonados, nutrir um relacionamento com seu cliente enviando materiais ricos e mais.
Para utilizar essa estratégia da melhor maneira possível, é preciso criar boas campanhas, além de seguir boas práticas para evitar spam ou o descadastramento dos seus clientes. Existem empresas de e-mail marketing, como a Mailbiz, que possuem ótimas ferramentas para aumentar suas conversões, como o Jornadas para transformar carrinhos abandonados em vendas!
Saber como analisar dados vai te ajudar a criar boas campanhas de marketing digital, além de direcionar para o público correto, nos canais em que você terá os melhores resultados. Além disso, aprenda a utilizar ferramentas para medir as métricas e acompanhá-las, assim você consegue medir o sucesso da sua empresa.
Otimizar suas estratégias para os dispositivos móveis é essencial para seu público! As pessoas utilizam o celular para diversas finalidades, inclusive para pesquisar as informações e comprar os itens que deseja, então se a navegabilidade do seu site e conteúdos forem desenvolvidos também para o mobile, mais tempo seus leads passarão no seu site e maiores serão as conversões.
Você também pode se interessar: Google Analytics 4 para E-commerce: Melhores caminhos de conversão e jornada do consumidor.
A mídia paga é uma estratégia que conta com investimentos para propagar suas campanhas e trazer retornos rápidos. Agregando diversos formatos, como textos, imagens, links, banners e mais. Você pode escolher a plataforma que deseja anunciar, assim como o período e o valor.
Seus anúncios aparecem somente enquanto houver esse pagamento, por isso, não é uma estratégia a ser utilizada no longo prazo. Você pode inclusive combiná-la com estratégias de SEO, para conquistar tráfego orgânico no médio e longo prazo e a mídia paga para o curto prazo.
Agora que você conheceu as principais estratégias, como fazer marketing digital? Comece traçando seus objetivos principais, o posicionamento da sua marca, meio de pagamento, qual seu público e buyer persona, esses fatores vão nortear seus próximos passos.
Definido esses três fatores, verifique onde encontrar seu público e define as estratégias que podem ser utilizadas para alcançar seu objetivo, por exemplo, se você vende produtos importados e deseja aumentar em 20% suas vendas, você poderia investir em e-mail marketing e redes sociais, além de criar um blog e fazer um site otimizado com técnicas de SEO.
Utilize dados para avaliar onde investir seus esforços, por fim, decida quais as ferramentas para acompanhar as métricas dos resultados. Assim, você saberá o que pode ser ajustado, as metas que estão sendo alcançadas e o que não funciona.
Para otimizar suas estratégias, continue navegando no nosso blog e confira também: 7 exemplos de e-mail marketing para você se inspirar. Até lá!