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Como usar a inteligência de marketing para aumentar as vendas
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Como usar a inteligência de marketing para aumentar as vendas

  • timer 10/11/2022
  • 4 min de leitura

A inteligência de marketing é uma estratégia que abrange clientes, concorrência, produtos e serviços de uma marca, permitindo que o lojista estude o mercado como um todo e tome as melhores decisões para alavancar o seu negócio. Por isso, aplicar a inteligência de marketing para aumentar as vendas é uma escolha estratégica para quem deseja alavancar os resultados do seu negócio. 

Leia mais: 
>> 4 diferenciais para aplicar no seu e-commerce e aumentar as vendas 
>> Curva ABC: por que ela é importante para o seu e-commerce 

Em resumo, a inteligência de marketing ajuda as empresas a compreenderem o ambiente onde estão inseridas, identificando riscos potenciais e novas oportunidades de crescimento. 

Como aplicar na prática

A seguir, vamos entender quais são as estratégias de inteligência de marketing que você pode aplicar no seu negócio – ou até mesmo que já aplica, mas pode otimizar. 

Análise RFM

Conhecer o seu público significa poder oferecer exatamente o que ele procura naquele momento para suprir os seus desejos e as suas necessidades. Segmentar a base de contatos permite que você mantenha uma comunicação personalizada e estratégica com os seus clientes, construindo uma relação de fidelidade. 

Assim, a análise RFM entra em cena como uma parte significativa da inteligência de marketing para aumentar as vendas. A sigla em inglês se refere a Recência, Frequência e Valor Monetário. Vamos compreender melhor o que significa cada uma dessas etapas? 

  • Recência: é quando um cliente fez a sua última compra. Os clientes recentes, geralmente, são mais engajados do que os que compraram pela última vez já há algum tempo. 
  • Frequência: é o número total de vezes que um cliente comprou da sua marca em um determinado período. Um cliente que compra seis vezes de você em oito meses provavelmente será mais valioso do que um cliente que comprou apenas uma vez nesse mesmo intervalo de tempo. 
  • Valor monetário: é a quantidade total de dinheiro que um cliente gasta dentro de um determinado período de tempo. Ou seja, um cliente que gasta mais vale mais para o seu negócio do que um cliente que compra apenas produtos de baixo custo. 

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta mais popular para a análise de dados no ambiente digital. Com ela, é possível descobrir e entender as métricas mais importantes sobre o desempenho das suas campanhas de e-mail marketing e dos acessos ao seu site. 

“Com a integração que fazemos da ferramenta da Mailbiz com o Google Analytics do cliente, os dados são apresentados no nosso dashboard. Ou seja, o cliente tem as informações relevantes em um único lugar, com fácil acesso e visualização”, lembra Gregory Luiz, analista de Sucesso do Cliente da Mailbiz. 

Comportamento do consumidor 

Conhecer o comportamento do consumidor também é uma estratégia que faz parte do guarda-chuva da inteligência de marketing para aumentar as vendas. À medida que a análise de dados se torna cada vez mais importante, vão surgindo ferramentas mais modernas, atualizadas e sofisticadas para apoiar a captação e a análise das informações que as empresas encontram no ambiente online. E, para os e-commerces, isso se torna muito valioso. 

A Mailbiz oferece uma ferramenta que ajuda o lojista a reter clientes e aumentar o nível de recompra do e-commerce. O Impulse extrai informações de histórico de pedidos de clientes para que sejam criadas segmentações e automações focadas em recompra e reativação. Assim, o lojista consegue identificar, mudar e incorporar novos processos de recompensa para fidelização, tudo integrado com o seu e-commerce. 

Confira, a seguir, alguns dados que comprovam a importância da recompra para uma loja virtual: 

  • 50% dos seus clientes gostariam de comprar de novo de você; 
  • É 7 vezes mais barato vender para quem já é cliente do que conquistar um cliente novo; 
  • 25% é quanto gasta a mais um cliente recorrente comparado a um novo cliente. 

“Conquistar um cliente novo traz um custo mais alto para a empresa. Além disso, o cliente que volta a comprar de uma marca tende a ter um ticket médio mais alto por já ter mais confiança”, afirma Lucas Brum, especialista em Experiência do Cliente na Mailbiz. 

E-commerce data driven

Para se ter uma ideia, só em 2020, foram gerados 40 trilhões de gigabytes de dados no mundo. Por isso, em primeiro lugar, é importante começar a entender do que se trata a cultura data driven: é, basicamente, colocar em prática ações importantes para o negócio orientadas por dados, evitando tomar decisões com base em achismos e, assim, ser mais preciso nas estratégias para alcançar a meta de resultados do negócio. 

Existem inúmeras maneiras de captar dados para começar a ter uma estratégia de e-commerce data driven. Por exemplo: 

  • Aplicar pesquisas de NPS (de satisfação) tanto no atendimento quanto na entrega; 
  • Analisar a quantidade média de itens por pedido e avaliar como atuar para aumentar o ticket médio; 
  • Analisar o histórico de busca do cliente para entender como suprir as suas necessidades; 
  • Analisar o mapa de calor do site para saber quais são os itens mais clicados; 
  • Avaliar a CTR (taxa de cliques) do banner que fica na home do site, inclusive fazendo testes A/B para entender como determinadas mudanças impactam o comportamento do público. 

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O sucesso de cada cliente é o que nos move. E é para apoiar o seu negócio que trouxemos todas essas dicas de como usar a inteligência de marketing para aumentar as vendas

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