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A inteligência de marketing é uma estratégia que abrange clientes, concorrência, produtos e serviços de uma marca, permitindo que o lojista estude o mercado como um todo e tome as melhores decisões para alavancar o seu negócio. Por isso, aplicar a inteligência de marketing para aumentar as vendas é uma escolha estratégica para quem deseja alavancar os resultados do seu negócio.
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Em resumo, a inteligência de marketing ajuda as empresas a compreenderem o ambiente onde estão inseridas, identificando riscos potenciais e novas oportunidades de crescimento.
Conteúdo
A seguir, vamos entender quais são as estratégias de inteligência de marketing que você pode aplicar no seu negócio – ou até mesmo que já aplica, mas pode otimizar.
Conhecer o seu público significa poder oferecer exatamente o que ele procura naquele momento para suprir os seus desejos e as suas necessidades. Segmentar a base de contatos permite que você mantenha uma comunicação personalizada e estratégica com os seus clientes, construindo uma relação de fidelidade.
Assim, a análise RFM entra em cena como uma parte significativa da inteligência de marketing para aumentar as vendas. A sigla em inglês se refere a Recência, Frequência e Valor Monetário. Vamos compreender melhor o que significa cada uma dessas etapas?
O Google Analytics é a ferramenta mais popular para a análise de dados no ambiente digital. Com ela, é possível descobrir e entender as métricas mais importantes sobre o desempenho das suas campanhas de e-mail marketing e dos acessos ao seu site.
“Com a integração que fazemos da ferramenta da Mailbiz com o Google Analytics do cliente, os dados são apresentados no nosso dashboard. Ou seja, o cliente tem as informações relevantes em um único lugar, com fácil acesso e visualização”, lembra Gregory Luiz, analista de Sucesso do Cliente da Mailbiz.
Conhecer o comportamento do consumidor também é uma estratégia que faz parte do guarda-chuva da inteligência de marketing para aumentar as vendas. À medida que a análise de dados se torna cada vez mais importante, vão surgindo ferramentas mais modernas, atualizadas e sofisticadas para apoiar a captação e a análise das informações que as empresas encontram no ambiente online. E, para os e-commerces, isso se torna muito valioso.
A Mailbiz oferece uma ferramenta que ajuda o lojista a reter clientes e aumentar o nível de recompra do e-commerce. O Impulse extrai informações de histórico de pedidos de clientes para que sejam criadas segmentações e automações focadas em recompra e reativação. Assim, o lojista consegue identificar, mudar e incorporar novos processos de recompensa para fidelização, tudo integrado com o seu e-commerce.
Confira, a seguir, alguns dados que comprovam a importância da recompra para uma loja virtual:
“Conquistar um cliente novo traz um custo mais alto para a empresa. Além disso, o cliente que volta a comprar de uma marca tende a ter um ticket médio mais alto por já ter mais confiança”, afirma Lucas Brum, especialista em Experiência do Cliente na Mailbiz.
Para se ter uma ideia, só em 2020, foram gerados 40 trilhões de gigabytes de dados no mundo. Por isso, em primeiro lugar, é importante começar a entender do que se trata a cultura data driven: é, basicamente, colocar em prática ações importantes para o negócio orientadas por dados, evitando tomar decisões com base em achismos e, assim, ser mais preciso nas estratégias para alcançar a meta de resultados do negócio.
Existem inúmeras maneiras de captar dados para começar a ter uma estratégia de e-commerce data driven. Por exemplo:
O sucesso de cada cliente é o que nos move. E é para apoiar o seu negócio que trouxemos todas essas dicas de como usar a inteligência de marketing para aumentar as vendas.
Então, garanta que a sua campanha de e-mail marketing seja um sucesso, entrando em contato com o nosso time de especialistas. Nós podemos apoiar a sua estratégia de ponta a ponta.