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Curva ABC: por que ela é importante para o seu e-commerce

  • timer 12/09/2022
  • 3 min de leitura

Para identificar quais são os produtos mais indicados para uma determinada campanha, você pode contar com o apoio da análise da curva ABC. Este é um método de classificação de informações para que você possa definir quais são os itens de maior importância da sua loja, identificando aqueles que geram mais retorno para, então, colocá-los em destaque no seu site e e-mail marketing. 

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Em resumo, a curva ABC é uma estratégia que classifica os produtos entre itens com alta demanda de consumo (A), intermediário (B) e baixa demanda (C). Neste contexto, os produtos podem ser classificados da seguinte forma:

  • A: 20% dos itens representam 80% das vendas; 
  • B: 30% dos itens representam 15% das vendas; 
  • C: 50% dos itens representam 5% das vendas. 

Vantagens de aplicar a análise da curva ABC 

Ao aplicar a curva ABC no seu e-commerce para compreender quais produtos vendem mais, você descobre exatamente quais deles têm mais chances de cativar os clientes, impulsionar a taxa de cliques e, consequentemente, a conversão. Além disso, também conhece os menos vendidos, que representam quais produtos são elegíveis para promoções e cupons de desconto, o que ajuda a aumentar sua taxa de vendas e o giro do seu estoque. 

Na lista abaixo, entramos no detalhe de cada uma das principais vantagens que você terá ao aplicar essa análise no seu negócio. Confira: 

Controle do estoque 

Prever exatamente quantos e quais produtos você venderá no próximo mês é uma tarefa bastante difícil (para não dizer impossível). Afinal, como você vai saber o que será vendido? É bem verdade que não dá para prever o futuro, porém, a análise de dados será a sua grande amiga para chegar o mais próximo possível dessa conclusão. 

A análise da curva ABC mostra os seus produtos que apresentam melhor desempenho de vendas. Então, use o seu orçamento para trazê-los em maior quantidade para dentro do seu estoque, já que eles têm mais potencial de retornar dinheiro para o seu negócio. A mesma lógica vale para os produtos com menor desempenho (C), que, por outro lado, não devem ocupar muito espaço no seu orçamento nem no seu estoque. 

Satisfação do cliente 

Ao identificar quais são os seus produtos considerados de nível A, você pode garantir que eles nunca faltem no seu estoque. Por exemplo: um dos grandes sucessos do McDonald’s, além dos hambúrgueres (ou até mais), são as suas batatas fritas. Agora, imagine a frustração de um cliente ao visitar um restaurante da rede na hora do almoço e não poder comprar as batatas para acompanhar o seu Big Mac porque o item está em falta. 

Esse tipo de expectativa por parte dos clientes vale para qualquer negócio. Os consumidores esperam que os produtos que eles mais buscam estejam em estoque, garantindo uma entrega mais rápida e barata. Afinal, você não vai querer perder uma venda por falta de produto e ainda deixar o cliente frustrado e de mãos vazias, não é mesmo? 

Identificação dos seus produtos 

Nem sempre, os produtos mais importantes para o seu negócio são aqueles mais caros, com valores mais altos de venda. Muitas vezes, isso pode ser uma realidade para várias lojas. 

Mas é preciso ter em mente que os itens mais valiosos do seu estoque são aqueles que vendem em grandes quantidades, alavancando o seu ticket médio. Em geral, esses produtos têm preços mais moderados ou mesmo podem ser itens de baixo custo, usados ​​como upsell, tornando cada pedido ainda mais lucrativo. 

Como fazer a análise da curva ABC 

Agora que você já entendeu a importância da curva ABC para o seu e-commerce e a lógica por trás dessa estratégia, chegou a hora de colocá-la em prática. Para realizar uma análise mais precisa, indicamos o seguinte passo a passo:

  1. Faça uma lista de todos os seus produtos; 
  2. Calcule a quantidade que você tem de cada produto e os seus respectivos preços; 
  3. Multiplique o preço pela quantidade em estoque para descobrir a receita potencial; 
  4. Liste os seus produtos em ordem de receita, da mais alta para a mais baixa; 
  5. Adicione a receita potencial de cada produto para calcular a receita total; 
  6. Para cada produto, divida a receita potencial pela receita total para descobrir com qual porcentagem cada um contribui para a receita total do seu e-commerce; 
  7. Para concluir a análise, você deve dividir o seu estoque em uma das três categorias (ABC) com base no valor do produto para a sua empresa. 

Se você ficou interessado em aplicar a análise da curva ABC nos seus produtos, conte com a gente! Os nossos especialistas estão preparados para ajudá-lo a desenvolver a campanha de e-mail marketing que melhor se encaixa ao perfil do seu negócio, sempre buscando alavancar as suas vendas.

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