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Entenda o comportamento do consumidor e alavanque seu e-commerce

  • timer 08/08/2022
  • 3 min de leitura

A evolução do e-commerce tem sido fortemente impactada pelo comportamento do consumidor. Afinal, o crescimento da quantidade de lojas eletrônicas criadas nos últimos tempos foi diretamente influenciado pelo aumento da demanda de compras online. 

Leia mais: 
>> Use a análise RFM para segmentar a base de contatos 
>> 8 princípios da Economia Comportamental para usar no e-commerce 

Já falamos muitas vezes aqui no blog – e você também já deve saber – que, hoje em dia, quem tem o controle sobre a jornada de compra é o próprio consumidor. Ele escolhe quando, onde e como adquirir produtos, falar com as marcas, tirar dúvidas, fazer pesquisas. Em resumo, o consumidor deve estar sempre no centro desse processo. 

Mas, talvez, você esteja se perguntando: como eu faço para entender o comportamento do consumidor para conseguir suprir os seus desejos e necessidades e conseguir construir um relacionamento sólido com ele? Continue com a gente, pois esse artigo pode te ajudar, e muito, na hora de compreender o que os seus clientes buscam. 

Entendendo o comportamento do consumidor 

É bem verdade que a análise do comportamento do consumidor não é um conceito novo. Mas, antes, isso era feito por meio de pesquisas caras e demoradas. Agora, já é possível encontrar maneiras mais ágeis e eficazes para ter essas informações em mãos e usá-las para alavancar o seu negócio. É isso que veremos a seguir: 

Use os dados a seu favor 

À medida que a análise de dados se dissemina no mercado, logo, vão surgindo ferramentas cada vez mais modernas, atualizadas e sofisticadas para apoiar a captação e o entendimento das informações que as empresas podem conseguir no ambiente online. E, para os e-commerces, isso se torna muito valioso. 

Só para dar um exemplo de como é possível usar a análise de dados no seu negócio, imagine que um cliente frequentemente faz pesquisas dentro do seu site sobre ração para cachorro, caminhas, brinquedos pet, coleiras. Se você sabe que esse cliente tem um ou mais cachorros, essa é uma ótima oportunidade para conquistá-lo com campanhas que ofereçam kits, vendas casadas e promoções relacionadas ao mundo pet, certo?! 

Veja também: 
>> Primeiros passos para ter uma gestão de e-commerce data driven 

Acompanhe as mudanças de consumo 

Monitorar as vendas de produtos apenas dentro do seu site não é suficiente para entender o cenário geral, que impacta o comportamento do consumidor. É importante perceber o contexto mais amplo do mercado, com foco na identificação de alterações de crenças e comportamentos em massa, que podem afetar o seu negócio. 

Ficar de olho no que acontece nas mídias sociais e nos portais de notícias é uma estratégia indispensável para entender comportamentos emergentes. Assim, será possível pensar na sua comunicação e nas suas ofertas de forma que atendam às expectativas dos consumidores em relação à sua marca. 

Considere a realidade do consumidor 

E por falar em alinhar as suas ações com as expectativas do cliente, é importante levar em conta que, nem sempre, a decisão de compra é totalmente racional. Tanto sentimentos bons – como a celebração de uma data especial – quanto os ruins – como a ansiedade e a incerteza que estamos vivendo – podem ser gatilhos mentais que irão resultar na aquisição de um produto ou serviço. 

Considerando que é o consumidor quem tem o poder da jornada de compra nas mãos, é preciso garantir, portanto, que a sua marca está sintonizada com os sentimentos do cliente. A sua capacidade de atingir o tom certo se torna, cada vez mais, uma vantagem competitiva. 

Como a Mailbiz pode ajudar? 

Na Mailbiz, temos um recurso chamado Impulse, que ajuda a aumentar o nível de recompra a partir da análise dos dados da última compra do cliente. Com o Impulse, é possível criar segmentações dinâmicas em suas listas de contato com base no comportamento de compra recente. 

Confira também: 
>> Saiba como aumentar seu ticket médio do e-commerce 

Assim, a nossa solução ajuda o lojista a segmentar a sua base de contatos, se comunicar e construir relacionamento com os clientes em outros canais, além do e-mail, usando a captação de dados e o histórico dos pedidos realizados pelo cliente. 

Você pode, por exemplo, configurar o Impulse para buscar os clientes que fizeram mais de 10 pedidos até hoje, com pelo menos um pedido pago nos últimos 6 meses e com um ticket médio alto. Dessa forma, será possível identificar quem são os seus clientes VIPs para poder recompensá-los com brindes e ofertas exclusivas. 

Para alavancar os seus resultados, é essencial entender não só o comportamento do consumidor, mas sim do mercado de forma mais ampla. Então, conte com os nossos especialistas para definir a melhor estratégia para alcançar o sucesso do seu negócio.

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