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ATUALIZADO EM MARÇO/2023
A cada ano que passa, o consumidor brasileiro entende o comércio eletrônico como um excelente canal para suprir as suas necessidades sem precisar sair do conforto da sua casa. Para mostrar como esse canal vem mantendo a sua relevância e estabilidade, reunimos os números do e-commerce no Brasil de acordo com a 47ª edição do relatório Webshoppers. Confira!
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O ano de 2022 foi marcado pelo recorde na quantidade de vendas online. No entanto, esse aumento de pedidos foi impactado pela redução do ticket médio na comparação com 2021, causando um efeito de estabilização no resultado do ano.
Ou seja, os números do e-commerce no ano de 2022 apresentaram uma constância maior devido à alteração do perfil de vendas do consumidor no comércio online, onde categorias de rotina apresentaram crescimento expressivo.
Conteúdo
Um fator que pode explicar esse resultado é que, dentre as principais categorias de venda, aquelas com tickets médios maiores apresentaram performances negativas, sendo a única exceção eletrônicos, que obteve um crescimento de 9,8%. Por outro lado, as categorias de rotina, lideradas por alimentos e bebidas, impulsionaram o crescimento de pedidos.
Alimentos e bebidas foi o nicho que mais cresceu no ranking de número de pedidos entre 2021 e 2022, conquistando três posições, saindo do 6º para o 3º lugar e passando a fazer parte do Top 3 entre as categorias com mais pedidos no ano passado.
E junto com o ganho relevante de importância da categoria de alimentos e bebidas (em pedidos), novos consumidores aderiram ao e-commerce de forma mais acelerada que em 2021.
O ano de 2022 foi um ano de aceleração para o comércio online em dispositivos móveis, com mais de 24% de crescimento em relação a 2021. Assim, uma quantidade significativa de novos shoppers aderiram ao m-commerce, conforme é possível conferir no gráfico ao lado.
A região Norte ganhou destaque pela sua performance de vendas em relação a 2021 e também pelo maior ticket médio do Brasil (R$ 586).
O cartão de crédito foi a opção que liderou entre os meios de pagamento. Esse modelo foi escolhido por 80% dos consumidores brasileiros na hora de concluir as suas transações e fechar as suas compras no comércio eletrônico.
O frete grátis também ganhou importância nas operações: 49% dos pedidos tiveram frete grátis no país, um crescimento de 3% na comparação com 2021. O destaque fica para a região Sudeste, onde 60% dos pedidos contaram com essa condição especial.
As categorias consideradas como “bens de consumo rápido” (FMCG, da sigla em inglês) tiveram grande importância para impulsionar o e-commerce em 2022, alcançando resultados acima do total dos números do e-commerce em 11 dos 12 meses de 2022.
Entre as categorias, o destaque de crescimento em faturamento na comparação entre 2021 e 2022 fica com as categorias de alimentos (30,9%), higiene e beleza (18,6%) e petshop (18%). Já entre as datas comemorativas, a Páscoa apresentou o maior resultado, com 44,8% a mais.
Dica bônus: engana-se quem pensa que só loja de chocolates vende mais na Páscoa. Segmentos de brinquedos e pets (com coelhinhos de verdade) para alegrar as crianças na data e de produtos diet ou para pessoas alérgicas, entre outros, também podem se beneficiar.
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Como podemos ver, o varejo como um todo está em crescimento, e o e-commerce vem se destacando ainda mais. Se você não quer perder a oportunidade de alavancar o seu negócio, conte com os nossos especialistas para apoiar o sucesso da sua loja online.