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Dark Mode em e-mail marketing: o que é, importância e boas práticas
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Dark Mode em e-mail marketing: o que é, importância e boas práticas

  • timer 28/05/2024
  • 3 min de leitura

A maioria dos aplicativos, sites, dispositivos e interfaces conta com a opção dark mode, afinal, essa interface tem conquistado cada vez mais adeptos. Utilizando contrastes de cores com fundo escuro e outros elementos mais claros, essa nova preferência pode ser utilizada também nos e-mails.

Conhecer as melhores práticas do dark mode nas suas campanhas de marketing digital e e-mail marketing, pode te ajudar a implementar o modo escuro da melhor maneira possível e ser acessível para todos. Continue a leitura abaixo e saiba tudo sobre o assunto. Tenha uma boa leitura!

O que é dark mode e por que é importante?

O dark mode, ou modo escuro, é a interface que exibe elementos, como textos e ícones em cores claras com fundos escuros. Substituindo o fundo branco pelo preto. Este contraste de cores visa reduzir a exposição à luz azul e auxiliar com cansaço visual causado pela exposição às telas dos dispositivos eletrônicos.

Este modo de visualização pode otimizar a leitura em ambientes com baixa luz ou luz apagada. Alguns designers acreditam que o dark mode é bom para a saúde, no entanto, não há pesquisas que confirmem esse fato. Mesmo assim, o modo escuro tem se tornado popular e cada vez mais utilizado pelos usuários.

Muitas pessoas preferem o dark mode por ser algo novo e estar na moda, outros utilizam por considerar mais confortável, seja de dia ou de noite. Além disso, o Google confirmou que o tema escuro pode economizar bateria em algumas telas.

Motivos para utilizar o dark mode no e-mail

Se analisarmos a teoria das cores, as escuras estão relacionadas ao poder, elegância e prestígio, o que pode ser valioso para suas estratégias de e-mail marketing. Para garantir uma boa experiência para seus leitores e fazer um contraste eficiente, utilize o dark mode quando:

  • Quer destacar o elemento principal do e-mail;
  • Se o texto for longo e deseja reduzir o cansaço visual do leitor;
  • Há textos curtos e mais imagens;
  • Deseja transmitir a mensagem de prestígio e elegância;
  • Deseja transmitir a sensação de mistério.

Boas práticas para os e-mails marketing dark mode

Ao criar um e-mail dark mode, saiba que seus clientes podem abrir a mensagem em diferentes aplicativos, por isso, pode renderizar de formas diferentes. Por exemplo, se o seu usuário utiliza o Outlook ou o Gmail no modo escuro, as cores de fundo do seu e-mail podem aparecer de forma invertida.

Não esqueça de seguir os padrões de acessibilidade, de modo que seja legível para todos os que recebem seus e-mails, inclusive pessoas com daltonismo, fotofobia ou outras deficiências visuais. Por isso, utilize o contraste de tons do texto de forma eficaz para que todos possam receber a sua mensagem.

Confira também: Como transformar leads em clientes: confira 6 estratégias valiosas!

Dicas para utilizar o dark mode nos e-mails

Como vimos, o dark mode tem muitos adeptos e pode ser uma ótima estratégia para utilizar no e-mail marketing. Confira algumas otimizações que você pode fazer nos seus e-mails:

  1. Imagens: os provedores de e-mail não alteram as cores das imagens, por isso, utilize as do mesmo tamanho e fundo transparente para produtos. Para fotos de pessoas, opte por colocar um fundo de outra cor para destacar da interface escura;
  2. Logotipos: se o seu logotipo é preto, acrescente uma sombra clara para destacar, ou ainda, bordas brancas, o resultado será mais bonito e natural;
  3. Contraste entre fundo e texto: se você quer destacar o seu conteúdo no fundo preto, utilize sempre o contraste entre fonte e fundo, pois mesmo se o e-mail aparecer com as cores invertidas, será legível para todos;
  4. Botões: geralmente, os botões têm as cores invertidas, então a escolha das cores já deve ser pensada em como elas vão aparecer no dark mode;
  5. Ícones das redes sociais: os ícones são imagens, dependendo das cores utilizadas, eles podem não ficar legíveis no dark mode, por isso, utilize sombras para aparecer em ambos os modos;
  6. Faça testes de layout: sempre teste seus e-mails antes de enviar para seus clientes. Assim, você verifica erros ortográficos, links quebrados e ainda consegue visualizar a campanha no modo escuro.

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O impacto do dark mode nas taxas de engajamento

As empresas que utilizam o dark mode no e-mail marketing e pensam na acessibilidade têm maiores taxas de satisfação e engajamento dos usuários. Ainda, conseguem atrair leads diversificados, mesmo quem possui algum tipo de deficiência se sente confortável em ler seus e-mails.

Além disso, ainda não há um consenso definitivo sobre melhores taxas de abertura e cliques. No entanto, estudos preliminares sugerem o aumento das métricas de quem já utiliza o modo escuro regularmente nas estratégias de e-mail marketing.

Concluindo, utilizar o essa estratégia nos e-mails pode ter resultados positivos desde que aprimorados da forma correta, conforme o seu público-alvo. Agora que você já sabe o que é dark mode e como utilizá-lo nas suas estratégias, aproveite para conferir 7 exemplos de e-mail marketing para se inspirar. Até lá!

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