Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?
Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.
Explore os principais insights de marketing por e-mail, WhatsApp e CRM. Baixe grátis o CRM Report 2024!
A maioria dos aplicativos, sites, dispositivos e interfaces conta com a opção dark mode, afinal, essa interface tem conquistado cada vez mais adeptos. Utilizando contrastes de cores com fundo escuro e outros elementos mais claros, essa nova preferência pode ser utilizada também nos e-mails.
Conhecer as melhores práticas do dark mode nas suas campanhas de marketing digital e e-mail marketing, pode te ajudar a implementar o modo escuro da melhor maneira possível e ser acessível para todos. Continue a leitura abaixo e saiba tudo sobre o assunto. Tenha uma boa leitura!
Conteúdo
O dark mode, ou modo escuro, é a interface que exibe elementos, como textos e ícones em cores claras com fundos escuros. Substituindo o fundo branco pelo preto. Este contraste de cores visa reduzir a exposição à luz azul e auxiliar com cansaço visual causado pela exposição às telas dos dispositivos eletrônicos.
Este modo de visualização pode otimizar a leitura em ambientes com baixa luz ou luz apagada. Alguns designers acreditam que o dark mode é bom para a saúde, no entanto, não há pesquisas que confirmem esse fato. Mesmo assim, o modo escuro tem se tornado popular e cada vez mais utilizado pelos usuários.
Muitas pessoas preferem o dark mode por ser algo novo e estar na moda, outros utilizam por considerar mais confortável, seja de dia ou de noite. Além disso, o Google confirmou que o tema escuro pode economizar bateria em algumas telas.
Se analisarmos a teoria das cores, as escuras estão relacionadas ao poder, elegância e prestígio, o que pode ser valioso para suas estratégias de e-mail marketing. Para garantir uma boa experiência para seus leitores e fazer um contraste eficiente, utilize o dark mode quando:
Ao criar um e-mail dark mode, saiba que seus clientes podem abrir a mensagem em diferentes aplicativos, por isso, pode renderizar de formas diferentes. Por exemplo, se o seu usuário utiliza o Outlook ou o Gmail no modo escuro, as cores de fundo do seu e-mail podem aparecer de forma invertida.
Não esqueça de seguir os padrões de acessibilidade, de modo que seja legível para todos os que recebem seus e-mails, inclusive pessoas com daltonismo, fotofobia ou outras deficiências visuais. Por isso, utilize o contraste de tons do texto de forma eficaz para que todos possam receber a sua mensagem.
Confira também: Como transformar leads em clientes: confira 6 estratégias valiosas!
Como vimos, o dark mode tem muitos adeptos e pode ser uma ótima estratégia para utilizar no e-mail marketing. Confira algumas otimizações que você pode fazer nos seus e-mails:
Você pode se interessar: CRM para e-commerce: como escolher a melhor plataforma
As empresas que utilizam o dark mode no e-mail marketing e pensam na acessibilidade têm maiores taxas de satisfação e engajamento dos usuários. Ainda, conseguem atrair leads diversificados, mesmo quem possui algum tipo de deficiência se sente confortável em ler seus e-mails.
Além disso, ainda não há um consenso definitivo sobre melhores taxas de abertura e cliques. No entanto, estudos preliminares sugerem o aumento das métricas de quem já utiliza o modo escuro regularmente nas estratégias de e-mail marketing.
Concluindo, utilizar o essa estratégia nos e-mails pode ter resultados positivos desde que aprimorados da forma correta, conforme o seu público-alvo. Agora que você já sabe o que é dark mode e como utilizá-lo nas suas estratégias, aproveite para conferir 7 exemplos de e-mail marketing para se inspirar. Até lá!