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Ter informações disponíveis, mas não decodificá-las, não é tão interessante na era digital, não é mesmo? A leitura e as análises propiciadas pelos dashboards do Google Analytics permitem que você e sua empresa tracem estratégias que condizem com a sua realidade e lacunas de posicionamento na SERP relacionadas ao tráfego, páginas de destino e monetização.
O resultado disso? Mais pessoas vendo e acessando seu site, aumentando a autoridade e confiabilidade dele e, muito provavelmente, convertendo. O Google Analytics 4 coleta dados baseados em eventos tanto de sites quanto de aplicativos. Isso permite análises de dados mais rebuscadas do comportamento do usuário em relação à sua marca. Porém, com centenas de informações e números, a leitura constante desses elementos pode se tornar algo complexo e demorado.
Por isso, a Mailbiz possui um dashboard integrado ao Google Analytics 4 com funil de performance exclusivo, para acompanhar as métricas do seu e-commerce. Continue a leitura e veja como essa ferramenta funciona e quais passos seguir para personalizar e monitorar o desempenho do seu site com o nosso dashboard.
Conteúdo
Um dashboard é uma representação gráfica de dados e informações numéricas importantes de uma determinada área ou negócio. Ele pode assumir inúmeros formatos: mapas, gráficos, tabelas, infográficos e por aí vai. O dashboard facilita a visualização das informações e consegue cruzar dados de uma série de fontes, tornando-o totalmente personalizado aos seus interesses e objetivos.
Sem ele, possivelmente, você gastaria horas e demoraria muito mais para identificar tendências e pontos de atenção no seu negócio, por exemplo.
O Google Analytics possui uma infinidade de informações do seu site, por isso, se você ainda não acompanha essas métricas periodicamente, você possivelmente está em maus lençóis. Confira, a partir de agora, o nosso passo a passo de como criar um dashboard no Google Analytics personalizado.
Para isso, você precisa ter em mente quais métricas são relevantes para o seu negócio para selecioná-las no painel de gestão. Dados sobre tráfego, conversões e comportamento do usuário estão entre os itens mais analisados. Ah, não se esqueça de utilizar a filtragem de dados e períodos específicos e ajustar o painel para que os dados sejam atualizados automaticamente. Encontrar um parceiro de consultoria também pode ser uma dica muito valiosa.
Sem mais delongas, vamos para o passo a passo:
Seguindo essa sequência, você criará um painel de controle no Google Analytics que fornecerá insights valiosos para a sua análise de desempenho e tomada de decisões. Caso você tenha dificuldade em gerir essa plataforma ou deseje integrar outros dados de rastreamento no seu painel, é prudente que você conheça mais sobre as estratégias da Mailbiz.
O dashboard da Mailbiz integra informações do seu cadastro de e-commerce com os dados do Google Analytics, a fim de obter o máximo de engajamento e vendas, por meio de e-mail marketing. Nele você encontra informações claras e objetivas sobre:
Em decorrência dessas 4 principais métricas monitoradas, o dashboard da Mailbiz fraciona informações gerais para que você compreenda melhor quais os efeitos de cada ação da empresa. Sobre a sua eficácia em captar e-mails, a medição compara seus dados obtidos com a sua meta diária.
É possível, ainda, mensurar o nível de engajamento das campanhas de e-mail de acordo com:
Ou seja, a sua estratégia é sempre levada em consideração!
Outro pilar do dashboard são as métricas do funil de vendas. Aqui você observa objetivamente o ticket médio, a receita geral, a taxa de conversão e a receita do seu e-commerce. Todas essas informações são indicativos do seu desempenho de vendas e podem ser analisadas por períodos e de forma linear.
No último elemento de informações essenciais, temos ainda as métricas de desempenho relacionadas ao Retorno sobre o Investimento (ROI) que te auxiliam a gerir suas campanhas e traçar estratégias mais assertivas ao longo do tempo. Ele traz informações sobre todas as mídias ou de forma segmentada.
Essa é uma pergunta que mescla análise de mercado, avaliação do nicho comercial, acompanhamento de métricas do dashboard sobre, principalmente, o comportamento do usuário frente às suas campanhas, produtos e desempenho nos canais de comunicação e venda.
A leitura do número de sessões, cliques, CTR, conversões e ROI são potentes indicadores de qual estratégia traçar. Melhorar o CRM (Customer Relationship Management) pode ser o principal eixo de ação da sua empresa, por exemplo. Assim como a busca em aumentar o ticket médio com o cross sell e upsell. Ambas são formas de melhorar os números de interação e de conversão.
Contudo, algumas estratégias, apesar de levarem mais tempo para trazer resultados, quando trazem, costumam ser mais duradouras e perenes que outras. O equilíbrio entre ambas é a chave de uma boa gestão e controle das vendas.
Agora que você sabe mais sobre o tão famoso dashboard do Google Analytics e conhece algumas das potencialidades dessa ferramenta quando integrada a outras métricas da sua empresa, conheça mais sobre a nova era da inteligência e participe da Mailbiz Conference. Uma das maiores imersões sobre métricas e aumento de vendas no e-commerce. Não fique fora dessa!