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Inteligência Artificial para e-mail marketing: como usar no assunto

  • timer 27/06/2023
  • 6 min de leitura

Todos nós recebemos, diariamente, um mar de e-mails nas nossas caixas de entrada. E a vontade de clicar e consumir o conteúdo de uma mensagem começa pela linha de assunto. Por isso, ela é tão importante para as suas campanhas e merece toda a sua atenção. Agora, se você está com dificuldade de achar as palavras certas para criar um assunto cativante, saiba que a inteligência artificial para e-mail marketing pode ajudar. 

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Antes de mais nada, queremos reforçar que a Inteligência Artificial (IA) é uma ferramenta que pode ser de extrema utilidade nas campanhas de marketing. Mas é fundamental usá-la como um mecanismo de apoio, capaz de ajudar a despertar a sua criatividade na produção de conteúdos cada vez mais atraentes. 

Atualmente, no contexto de uso da Inteligência Artificial focada em texto, temos o Chat GPT como principal referência de software que pode trabalhar junto com você para trazer diferenciais para as suas campanhas por e-mail. Sendo assim, neste artigo, vamos explorar o Chat GPT como um exemplo de Inteligência Artificial para e-mail marketing que pode ser usada de forma eficaz nas suas estratégias para gerar mais conversões e economizar o seu tempo. Venha com a gente! 

Como funciona o Chat GPT?

O Chat GPT é um assistente orientado por Inteligência Artificial, sendo uma ferramenta poderosa para colaborar na produção de conteúdo, bem como nas buscas por informações no ambiente online. Este é um modelo de linguagem avançado, que usa algoritmos de aprendizado de máquina (machine learning) e NLP (processamento de linguagem natural) para entender o contexto e gerar um texto semelhante ao humano. 

Fornecendo ideias relevantes, ele pode ser usado em diferentes canais além do e-mail marketing, como para gerar descrições de produtos, apoiar postagens em blogs e muito mais. 

Para usá-lo, basta iniciar um novo bate-papo na ferramenta sempre que quiser fazer uma solicitação de acordo com as suas necessidades. Nossa dica é usar frases em tom de perguntas para orientar a conversa e garantir que a ferramenta receba o contexto e as informações suficientes para seguir com a conversação. 

Vantagens da Inteligência Artificial nas linhas de assunto

Como já falamos, o Chat GPT ajuda a economizar o seu tempo ao solicitar que a plataforma crie algumas opções de linhas de assunto do e-mail. Ou seja, se torna uma forma de simplificar o seu processo de criação antes mesmo de começar a escrever. Vamos conferir como isso pode se dar na prática? 

Mais agilidade 

Ao fornecer o contexto da sua solicitação ou, ainda, algumas palavras-chave sobre o que você precisa, você observa como a Inteligência Artificial é capaz de gerar uma variedade de linhas de assunto de e-mail engajadoras. Então, aproveite para usar essas sugestões como ponto de partida para criar a melhor linha de assunto que você puder, economizando esforços. 

Por exemplo, para um e-mail promocional sobre o lançamento de um novo produto, você pode inserir na plataforma perguntas como “Qual linha de assunto devo usar para lançar um novo produto no meu e-commerce, sendo uma oferta por tempo limitado?”. A partir disso, o Chat GPT pode gerar uma linha de assunto do tipo “Aproveite agora: 50% OFF em nova coleção, corra enquanto ainda dá tempo!” – utilizando-se dos gatilhos de urgência de escassez. 

Pré-cabeçalhos igualmente atraentes

A sua linha de assunto e o texto do pré-cabeçalho devem se conversar, sendo essenciais para atrair os consumidores a abrirem os seus e-mails. Por isso, use o Chat GPT não apenas para criar linhas de assunto atraentes, mas também pré-cabeçalhos informativos, que atuem em conjunto com o assunto, refletindo o real conteúdo do seu e-mail. Neste caso, também vale experimentar diferentes estilos, como fazer uma pergunta ou usar um senso de urgência para conferir qual abordagem pode trazer melhores resultados para o seu público. 

Otimização de testes e ajustes 

Como você pode ter certeza de que está usando a Inteligência Artificial para e-mail marketing da forma mais eficaz? Apenas testando você será capaz de comparar diferentes versões do seu conteúdo, seja linha de assunto, conteúdo do corpo do e-mail ou elementos de design. Incorpore os insights obtidos com a análise de dados do Chat GPT ao desempenho das suas campanhas anteriores para tomar decisões baseadas em dados e, assim, poder otimizar a sua estratégia de marketing. 

>> Confira também: 4 elementos para considerar no teste A/B no e-mail marketing 

Exemplos de solicitações de linha de assunto

As linhas de assunto desempenham um papel fundamental ao atrair taxas de aberturas e cliques para os seus e-mails. Pensando nisso, trouxemos alguns exemplos de solicitações para você obter assuntos que chamam a atenção com o Chat GPT: 

  • Gere uma lista de 5 linhas de assunto para uma oferta por tempo limitado de produtos ecológicos (ou de moda, fitness, alimentação etc.). 
  • Crie uma lista de 5 linhas de assunto para um e-mail de carrinho abandonado. 
  • Faça uma lista de 5 linhas de assunto para uma newsletter anunciando novos produtos da loja online. 
  • Escreva uma linha de assunto para um e-mail destinado a clientes inativos. 

Como aproveitar a Inteligência Artificial para e-mail marketing

A melhor maneira de usar a Inteligência Artificial para e-mail marketing é aproveitar ferramentas como o Chat GPT de uma forma que reforce os seguintes princípios básicos: segmentação, personalização e automação. Sempre lembrando que o Chat GPT não pode substituir o papel dos profissionais de marketing. Em vez disso, ele deve ser usado para otimizar e refinar as estruturas já existentes nos seus processos. Mas, agora, vamos nos aprofundar em cada um dos princípios? 

Segmentação

Embora o uso mais óbvio da Inteligência Artificial para e-mail marketing seja para escrever e criar conteúdo, o bot também pode ser útil para criar perfis de usuários para segmentar a sua lista de e-mail. O Chat GPT pode receber informações demográficas, comportamentais e psicológicas sobre um grupo específico de usuários, resultando em dados mais detalhados. Assim, você consegue até mesmo analisar pontos de desistência do consumidor e taxas de engajamento, de acordo com a segmentação dos usuários nas categorias certas para que possa adaptar a sua mensagem para ser coerente com as diferentes etapas da jornada de compra. 

Personalização

Com os perfis dos usuários em mãos, também é possível usar o Chat GPT para gerar e-mails mais personalizados, atendendo aos interesses e às preferências de segmentos específicos do público. Essa estratégia de personalização da mensagem ajuda a aumentar a captação de leads, gerar conversões e definir o tom para um relacionamento fiel e de longo prazo com o cliente. Aqui, você pode ir além da linha de assunto, incluindo ainda pré-cabeçalho, conteúdo do corpo do e-mail, CTAs etc. 

Automação

Fazer testes rapidamente para obter os melhores resultados para as suas campanhas requer um grande número de variações de conteúdo dentro de um tempo e de recursos limitados. Isso torna o Chat GPT a ferramenta que será a sua aliada para automatizar e acelerar os processos de testes de vários campos diferentes dos seus e-mails. A plataforma pode criar de forma ágil variações de um único e-mail, conforme você desejar, oferecendo uma série de opções para testar até chegar ao modelo de e-mail mais eficaz. 

5 formas de a Inteligência Artificial beneficiar o marketing digital

Quem deseja melhorar as suas campanhas de e-mail e se conectar com o seu público-alvo pode se beneficiar da Inteligência Artificial das seguintes formas: 

  1. Criação de conteúdo para postagens de blog, atualizações de mídias sociais e outros tipos de conteúdo: com um tópico ou palavra-chave, o bot pode sugerir títulos, frases de abertura e até mesmo parágrafos completos para uso em campanhas de marketing. 
  2. Pesquisa de público para entender melhor o seu público-alvo: ao analisar grandes volumes de dados, o Chat GPT pode identificar características, comportamentos e preferências compartilhadas de segmentos dos clientes. 
  3. Envolvimento do cliente em mídias sociais ou outras plataformas: bots como o Chat GPT podem ser programados para ajudar a encontrar as melhores respostas para as perguntas comuns feitas pelos consumidores, apoiando o suporte ao cliente até mesmo na hora de fazer recomendações de produtos. 
  4. Experiências personalizadas do cliente: ao analisar os dados do cliente, o Chat GPT pode fornecer recomendações de produtos ou conteúdos adaptados aos interesses e necessidades individuais. Assim, a plataforma é capaz de auxiliar as empresas a criarem experiências únicas para novos públicos, aumentando o engajamento e promovendo a confiança na marca. 
  5. Otimização de SEO: o Chat GPT também pode melhorar os resultados dos mecanismos de pesquisa, que direcionam o tráfego para o site, analisando as consultas de pesquisa e identificando palavras-chave mais relevantes dentro de um determinado contexto ou nicho de mercado. 

Dicas extras para obter os melhores resultados

Conforme você começa a criar conteúdo com ajuda da Inteligência Artificial, você vai aprendendo com mais facilidade o que funciona e o que não funciona dentro da realidade do seu negócio, do perfil do seu público e do contexto das suas campanhas. E para que os seus resultados cheguem mais rápido, deixamos algumas dicas extras aqui: 

Seja específico e claro

Quanto mais específico você for sobre o que precisa, mais precisa será a resposta. Por exemplo, no caso de estar procurando ideias para linhas de assunto, especifique o conteúdo do e-mail, o público-alvo e o tom de voz da mensagem. 

Adicione exemplos

É uma boa ideia fornecer amostras de texto ou outras descrições do conteúdo que você gostaria de gerar. No exemplo de linhas de assunto, você pode fornecer um assunto anterior que funcionou bem para você. Ou você menciona um estilo de escrita que gostaria de seguir (por exemplo, pedir para escrever como Neil Patel). 

A verdade é que incorporar a Inteligência Artificial para e-mail marketing na sua rotina de produção de conteúdo é uma maneira poderosa de alavancar as suas campanhas e criar algo verdadeiramente envolvente e engajador. Ao aproveitar as ideias geradas pela Inteligência Artificial – como o Chat GPT – para a criação de conteúdo, você pode criar linhas de assunto cativantes, corpos de e-mail personalizados e CTAs atraentes, que trazem bons resultados com o seu público. 

Com a plataforma de e-mail marketing certa, você terá a combinação perfeita de criatividade orientada por Inteligência Artificial e ferramentas avançadas de automação de marketing ao seu alcance. Por isso, conte com a Mailbiz! 

O sucesso de cada cliente é o que nos move. Atuamos com confiança, transparência e muito trabalho em equipe para, juntos, transformarmos o seu negócio. Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como podemos ajudar a alavancar as suas vendas com estratégias de e-mail marketing.

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