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Quem tem no e-mail marketing um aliado para aumentar as vendas deve sempre se perguntar: por que um e-mail pode virar spam? Afinal, se a sua mensagem não chega à caixa de entrada dos seus clientes, isso afeta métricas importantes como a taxa de abertura e, consequentemente, os resultados do seu negócio.
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Existem duas principais situações que acabam fazendo com que um e-mail vá parar na caixa de spam. A primeira é quando o próprio usuário marca uma mensagem como spam, seja porque o conteúdo não é relevante, ou porque ele não teve uma boa experiência com a marca, entre outros motivos.
Já a segunda situação em que um e-mail pode virar spam é quando os próprios provedores, como Gmail, Outlook, Hotmail, entre outros, interpretam aquele e-mail como spam. Esse filtro avalia um ou mais fatores para determinar se o e-mail deve ir para a caixa de entrada principal ou para a pasta de lixo eletrônico, incluindo:
É verdade que não existe uma garantia de que os seus e-mails irão escapar totalmente dos filtros de spam, mas é possível diminuir esse risco e, assim, otimizar a entrega dos seus e-mails. Continue com a gente e saiba como:
Conteúdo
Como falamos, ter uma baixa reputação é um bom exemplo de quando um e-mail pode virar spam. A má reputação, geralmente, é um efeito cumulativo dos resultados das suas campanhas, como altas taxas de rejeição, poucas aberturas e muitas marcações como spam por parte dos usuários.
Além disso, se você enviar uma campanha de e-mail de um endereço recém-criado para um grande volume de destinatários, os provedores podem hesitar em entregar o seu e-mail na caixa de entrada do destinatário. Lembre-se: construir a sua reputação devagar e sempre ajuda os provedores a entenderem melhor o seu comportamento de envio e como a sua lista recebe os e-mails.
Respeitar os dados das pessoas sempre foi uma regra básica em qualquer negócio, e isso se faz ainda mais necessário atualmente, com a aplicação da LGPD. Sendo assim, enviar e-mails para uma lista comprada ou de terceiros prejudica os seus envios de uma forma que é muito difícil de reverter.
Isso porque essas listas têm grandes chances de conter informações desatualizadas, com endereços inativos e que podem levar a sua mensagem diretamente para a caixa de spam. Então, fique longe delas.
Começar um relacionamento com o pé direito é fundamental em qualquer situação. No mundo digital, quem faz o papel do cartão de visita é o e-mail de boas-vindas. As campanhas automatizadas são um grande apoio para que esse primeiro contato aconteça logo que o cliente disponibiliza o seu endereço de e-mail, já que esse costuma ser o período de maior engajamento.
Mesmo que boa parte das vendas não aconteça logo no primeiro contato, o e-mail de boas-vindas é um primeiro passo essencial para nutrir esse consumidor com conteúdo relevante e mostrando que você se importa com as necessidades dele. Superar as suas expectativas, dando algo a mais para esse novo cliente, como um brinde especial ou um tratamento mais humanizado, é o tipo de ação eficaz que mantém o seu público engajado.
Alguns assinantes ficarão inativos, não importa com que frequência você entre em contato com eles. Isso pode acontecer porque eles mudaram o endereço de e-mail, ou podem ter perdido o interesse em seu conteúdo porque as suas necessidades já não são mais as mesmas, ou eles não têm mais tempo para consumi-lo.
Seja como for, trate os assinantes que não abrem os seus e-mails há pelo menos seis meses como inativos. A sua lista ficará mais limpa e os seus e-mails terão menos probabilidade de serem tachados pelos filtros de spam.
Você pode ir ajustando a sua frequência de envio com base na atividade dos assinantes, antes de excluí-los da sua lista de vez:
Uma boa prática é enviar e-mails de um endereço que tenha, preferencialmente, o seu nome pessoal, seguido pelo nome da sua marca para que os destinatários o reconheçam. Endereços de e-mail como primeironome@nomedaempresa ou qualquer variação são sempre uma boa escolha.
Afinal, o seu e-mail pode virar spam simplesmente porque, no mar de e-mails que recebem todos os dias, os consumidores precisam escolher quais abrir. Um estudo da Finances Online mostra que 45% dos destinatários marcam uma mensagem como spam com base apenas nas informações que veem no campo “De”, onde vão o nome e o endereço do remetente.
Isso sem falar que os provedores também estão de olho na sua reputação, que está diretamente ligada ao seu endereço de remetente, como citamos no início do texto. Portanto, evite mudanças frequentes de endereço de e-mail e nomes pouco confiáveis, como: 1258gps@domínio ou noreply@domínio.
Para se ter uma ideia, o assunto influencia a decisão de abertura da mensagem para 47% das pessoas. Além disso, 69% dos consumidores marcam a mensagem como spam apenas por causa da linha de assunto. Então, se você quer que os seus e-mails sejam abertos e fiquem longe da caixa de spam, precisa investir em boas linhas de assunto. Entre as principais dicas para escrever um linha de assunto eficiente, estão:
Mas lembre-se que tudo importa, o design, as fontes, as imagens. Termos pejorativos ou que possam ofender o destinatário, mídias muito pesadas, anexos e links suspeitos, todos esses itens dentro do corpo de um e-mail podem fazer com que tanto o usuário quanto os provedores considerem que o seu e-mail pode virar spam.
Assim como o usuário pode marcar que uma mensagem é spam, ele também pode fazer o contrário, sinalizando aos provedores que os e-mails das suas marcas favoritas que caíram no spam, na verdade, são muito bem-vindos na sua caixa de entrada.
Avise ao seu cliente que ele tem o poder de ajudar a melhorar a sua reputação de envio. Separe um espaço já no início do seu e-mail para deixar uma mensagem como: “Adicione este e-mail aos seus contatos confiáveis”.
Fique de olho em cada detalhe das suas campanhas e evite o risco de ter seu e-mail enviado para a caixa de spam. E se você ainda tem dúvidas de como otimizar os seus envios, conte com a nossa equipe de especialistas para acompanhar cada passo da sua estratégia de comunicação.