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7 ideias de mensagem para recuperar carrinhos

  • timer 22/02/2024
  • 3 min de leitura

Cada potencial venda perdida em um e-commerce é uma oportunidade de receita que deixa de entrar no caixa do seu negócio. Por isso, é fundamental aplicar estratégias eficazes para recuperar carrinhos abandonados e transformar essas possíveis perdas em ganhos para a sua loja online.

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Pensando nisso, reunimos 7 sugestões de assuntos e de mensagens que você pode enviar para os seus clientes nas mais diversas situações para recuperar carrinhos e, assim, evitar qualquer prejuízo provocado pelo abandono. Confira a seguir:

1. Lembrete amigável

A automatização dos lembretes de abandono de carrinho pode ser uma grande aliada do seu negócio. Então, ao identificar o abandono, envie o primeiro e-mail de 2 a 4 horas depois. Se o cliente não der qualquer sinal de retorno para a sua loja online, é possível enviar outro lembrete dentro de 24 horas. Por isso, lembre-se: sempre use uma linguagem amigável e delicada.

  • Assunto: “Esqueceu algo no seu carrinho?”
  • Mensagem: “Olá, você deixou alguns itens incríveis no seu carrinho. Eles ainda estão disponíveis, prontos para serem seus! Complete sua compra agora e aproveite!”

2. Exclusividade

Uma das estratégias mais eficazes para recuperar carrinhos abandonados é por meio de uma oferta exclusiva. Portanto, ao detectar um carrinho abandonado, não perca tempo e faça com que esse cliente se sinta especial pela sua marca.

  • Assunto: “Desconto extra para você!”
  • Mensagem: “Notamos que você deixou alguns itens no carrinho. Só para você, oferecemos um desconto extra de X%. Complete sua compra agora e desfrute dessa vantagem exclusiva!”

3. Frete grátis

Hoje em dia, o frete grátis é um dos maiores – senão o principal – motivos para os clientes fecharem uma compra nas lojas online. Portanto, se você não oferecer esse tipo de incentivo no seu negócio, certamente estará perdendo muito espaço para a concorrência.

  • Assunto: “Frete grátis esperando por você!”
  • Mensagem: “Seus produtos estão esperando, e preparamos uma oferta especial para você: frete grátis para a sua compra! Volte agora mesmo e aproveite esta vantagem exclusiva.”

4. Senso de urgência

Criar senso de urgência é um poderoso gatilho psicológico. Falar sobre o estoque que está acabando, por exemplo, estimula o medo de perder (FoMO), fazendo com que os clientes ajam rapidamente para concluir a compra e garantir a oferta.

  • Assunto: “Última chance! Estoque limitado!”
  • Mensagem: “Olá, os itens no seu carrinho estão voando das prateleiras! Garanta os seus produtos antes que se esgotem. Complete a sua compra agora mesmo e não perca essa oportunidade!”

5. Recuperação personalizada

Adaptar a sua abordagem a cada cliente aumenta as chances de recuperar carrinhos abandonados. Ao apresentar itens com base no histórico de compras do comprador, por exemplo, você demonstra atenção e proporciona uma experiência ainda melhor.

  • Assunto: “Temos algo especial esperando por você!”
  • Mensagem: “Notamos que você adicionou produtos ao seu carrinho. Que tal um desconto personalizado de X% para tornar a sua compra ainda mais especial? Volte e aproveite agora mesmo!”

6. Lista de desejos

Alguns carrinhos abandonados são fruto de algumas questões que impedem os clientes de se sentirem seguros para avançar para o processo de checkout. Assim, ao estimular que ele feche negócio apresentando os seus produtos de maior interesse, você ajuda a sanar as dúvidas desse consumidor no momento da compra.

  • Assunto: “Seus desejos estão a um clique de distância!”
  • Mensagem: “Olá, sabemos que alguns itens são especiais para você. Então, que tal completar a sua compra com os seus produtos favoritos e transformar os seus desejos em realidade?”

7. Flash Sale surpresa

Outra forma interessante de oferecer uma vantagem ao cliente e ainda fazê-lo voltar à sua loja é oferecendo um desconto de última hora, também chamado de Flash Sale. Assim, ele poderá efetuar a compra do produto pelo qual já tinha se interessado e ainda voltar a fazer um novo pedido.

  • Assunto: “Surpresa! Flash Sale só para você!”
  • Mensagem: “Oi, temos uma surpresa! Só para você, ativamos uma Flash Sale exclusiva. Volte agora, complete a sua compra e aproveite descontos adicionais antes que acabem!”

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