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A relação entre consumidores e marcas está em transformação. A possibilidade de ter inúmeros produtos e informações na palma da mão, à distância de um clique, vem criando clientes cada vez mais exigentes e buscando por agilidade. E isso se reflete nos perfis de assinantes do e-mail marketing.
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Entender qual é o tipo de conteúdo que o seu cliente busca, dependendo do nível de vínculo que ele tem com a sua marca, é o primeiro passo para construir um relacionamento sólido e de sucesso com ele. Pensando nisso, reunimos alguns perfis de assinantes que estão presentes em todas as listas de contatos, de qualquer segmento de negócio, para que você os conheça e saiba como lidar com cada um.
Conteúdo
O cliente novo é aquele que ainda não tem muito conhecimento sobre a sua marca. Ele pode ter chegado até o seu negócio por indicação de algum conhecido, alguma estratégia de marketing aplicada por você para captar clientes no topo do funil ou simplesmente pesquisando na internet por algum produto ou serviço. Seja como for, ele é recém chegado na sua base, e é preciso causar uma boa impressão.
Neste caso, o indicado é fazer um fluxo de boas-vindas, se possível, unindo conteúdo relevante e promoções em uma mesma peça. Esse fluxo deve ser composto pelos seguintes tipos de e-mails marketing:
“Além do fluxo de boas-vindas, esse novo usuário precisa estar na rotina de disparos. Afinal, ele é um contato ‘quente’ e tende a interagir mais do que os clientes antigos, potencializando a possibilidade de conversão”, explica Gregory Luiz, especialista em Sucesso do Cliente na Mailbiz.
Esse é aquele cliente que entrou no site da sua loja, viu que iria ganhar alguma vantagem ao se cadastrar na sua lista de contatos – seja um desconto, um brinde, um conteúdo exclusivo – e que está ali na sua base em busca de benefícios. O que não tem problema nenhum. Mas como fazer para mantê-lo interessado na sua marca?
É importante ficar claro que o consumidor que se encaixa em perfis de assinantes como esse dificilmente irá se encantar com algo diferente de um desconto. Então você, como lojista, precisa oferecer a melhor experiência possível para ele, principalmente se ele se tornar um cliente. Se ele tiver uma boa experiência durante a jornada de compra, é provável que volte a comprar de você, mesmo não recebendo um desconto.
“Lembrando que um cliente é realmente seu a partir do segundo pedido, ou seja, talvez você tenha que ‘sacrificar’ um pouco a margem para dar um bom desconto de boas-vindas para ele conhecer a loja e fidelizar com toda a experiência”, indica Gregory.
Ainda assim, terão clientes que só comprarão com desconto, é do mercado. Por isso, em sua estratégia mensal de disparos, é interessante introduzir conteúdos desse tipo também. Além disso, para não prejudicar a sua margem de lucro, use a curva ABC como referência, oferecendo um desconto maior nas linhas de produtos B e C para fomentar a compra, mas nunca esquecendo que os produtos da linha A são os que servirão de isca para conquistar o cliente.
>> Ainda não conhece ou quer saber mais sobre a curva ABC? Não deixe de ler: 4 dicas para aumentar taxa de cliques e conversão do e-mail marketing
Sabe aquele cliente que só abre os seus e-mails, mas não clica em nada, não converte, não compra? E ele até pode estar já há algum tempo na sua lista de contatos, mas acaba derrubando as suas taxas de cliques e conversões.
Neste caso, oferecer um conteúdo de qualidade, somado a uma escolha correta de ofertas de produtos e promoções, tende a transformar o observador em comprador. Mas lembre-se: isso não é uma regra!
Outro ponto importante a se levar em consideração é que, se ele está abrindo as suas campanhas de e-mail, ele te acompanha e conhece a sua marca. Isso significa que ele pode estar comprando de você através de outros canais que não o e-mail marketing, como redes sociais, marketplaces ou até na loja física, se esse for o seu caso. Afinal, o e-mail marketing também tem esse poder de gerar conversões indiretas.
Esse é aquele cliente que ama a sua marca, e nada mais justo que retribuir esse amor. Ele abre todos os seus e-mails, clica em todos os links (demonstrando interesse pelo conteúdo oferecido), confere todos os descontos e promoções e sempre acaba fechando uma compra.
Algumas pessoas que se encaixam em perfis de assinantes como esse até mesmo respondem os e-mails e gostam de puxar uma conversa com a marca. Então, fique atento! Se você identificou algum cliente assim, permita receber respostas nas suas campanhas e nunca deixe-o sem resposta.
Então, tenha em mente que esse cliente merece saber das ofertas com exclusividade. Ele é seu fã, logo, comunique as melhores vantagens primeiro para eles. Também é interessante ir além do e-mail com esse tipo de público, uma ligação ou uma mensagem por WhatsApp – com a devida autorização – faz toda a diferença.
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Esse cliente é aquele que costumava interagir com os seus e-mails, mas que já não faz mais isso há algum tempo. Se você percebeu a ausência desse cliente há cerca de seis meses, vale a pena investir em uma campanha de reengajamento, com vantagens exclusivas.
“Aposte em uma comunicação mais emocional (estamos com saudade, faz tempo que não te vejo etc.) e ‘compense’ quem voltar a abrir os e-mails com um belo desconto. Aqui, o objetivo é reengajar, ou seja, fazer com que essa pessoa volte para o segmento de ativos da sua base. Mas se conseguir vender, melhor ainda”, completa Gregory.
Você pode conhecer alguns dos perfis de assinantes de e-mail marketing que apresentamos aqui, ou até mesmo todos. O importante é saber conversar com o seu público e oferecer o que ele realmente busca.
Aqui na Mailbiz, nós acreditamos que podemos transformar o seu negócio juntos. Transparência, confiança e muito trabalho em equipe são os pilares do nosso relacionamento com o mercado e, principalmente, com os nossos clientes. Trabalhamos com a metodologia do Sucesso do Cliente com foco em alcançar aquilo que você e a sua empresa merecem atingir. Entre em contato com os nossos especialistas e descubra como alavancar os seus resultados.