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Clientes qualificados: gestão de comunidade por e-mail marketing

  • timer 25/08/2023
  • 7 min de leitura

Você já ouviu falar em comunidades nos e-commerces? De forma simples, as pessoas que fazem parte da sua comunidade são aquelas que estão profundamente envolvidas com a sua marca. Elas se identificam com o seu produto, absorvem o seu conteúdo, contam aos amigos e aos familiares sobre o seu negócio e muito mais. E fazer uma gestão de comunidade eficiente é uma das formas que ajudam a aumentar a sua receita. 

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Construir uma comunidade bem-sucedida, com clientes qualificados, com os quais você pode contar para apoiar a divulgação da sua marca, é um processo que leva tempo e um planejamento cuidadoso. Em geral, as comunidades mais engajadas são aquelas que foram conquistadas pela autenticidade da marca, o que gera uma identificação com esse público. 

Benefícios da gestão de comunidade por e-mail marketing

Mas mostrar autenticidade nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso apostar não apenas na conquista dos consumidores, mas também em uma estratégia de gestão de comunidade para aumentar o envolvimento e a felicidade do cliente. Neste ponto, o e-mail marketing se torna um grande aliado. 

Afinal, o e-mail serve tanto como um canal para a oferta de produtos, quanto como um canal para atender os clientes e para que eles possam compartilhar as suas opiniões. Mas existem outros benefícios que uma gestão de comunidade sólida através do e-mail pode oferecer. Confira a seguir! 

Aumenta o engajamento e a satisfação do cliente

Ao executar uma estratégia eficaz de gestão de comunidade, você começa a perceber um aumento no envolvimento e na satisfação dos clientes. Quanto mais a presença da sua marca se destaca onde os seus clientes estão – especialmente online -, mais você se torna capaz de aumentar o engajamento do público. 

E isso não precisa, necessariamente, ficar limitado ao e-mail marketing. Você pode usar as redes sociais como um canal de apoio. Se você fornecer um conteúdo valioso no Instagram, por exemplo, e interagir com as pessoas pelos comentários, o seu público verá a sua marca como autêntica e comprometida com os clientes.

Essa estratégia tem um custo muito menor do que as ações pagas de aquisição de clientes. Elas exigem grandes investimentos para clientes que nem sempre vão passar de apenas um pedido com sua marca – se chegarem a tanto. Lembre-se: compradores recorrentes e clientes fiéis custam menos e geram mais receita do que os novos clientes. 

Fornece feedback de qualidade 

O feedback é essencial para o sucesso da sua marca. Por isso, usar o e-mail marketing como um espaço para as comunidades compartilharem as suas opiniões se torna extremamente valioso para o seu negócio. Em troca, ofereça algo aos clientes, como um vale-presente ou um desconto, para incentivá-los a participar.

Essa coleta de feedback não precisa ter um formato complicado. Pode ser um formulário por e-mail ou até mesmo usando as redes sociais como apoio, fazendo enquetes ou abrindo caixinhas de perguntas nos stories do Instagram. Esse tipo de pesquisa é uma ótima maneira de estimular o envolvimento da comunidade e ainda reduzir as chances de futuras reclamações de clientes. 

Cria mais oportunidades de cross-selling e upselling 

A gestão de comunidade também pode ser eficiente nas vendas do tipo cross-selling e upselling. Isso porque oferece a você a chance de mostrar aos clientes (e permitir que eles mostrem a outros clientes) como produtos diferentes ou adicionais podem atender às suas necessidades. 

Neste contexto, você pode compartilhar tanto por e-mail quanto pelas redes sociais o conteúdo de influenciadores ou gerado por outros usuários sobre os seus produtos. Apenas fique atento, pois o objetivo aqui não é divulgar os seus produtos diretamente, mas incorporá-los a um conteúdo que seja útil para a sua comunidade. 

Como criar uma estratégia de gestão de comunidade 

Se você tem dúvidas sobre como criar uma comunidade que traga resultados para o seu negócio, nós podemos te ajudar! Abaixo, reunimos algumas dicas para desenvolver uma estratégia que funciona para a sua marca. Confira: 

Comece criando as suas metas 

O primeiro passo é definir metas que estejam alinhadas com os resultados que você busca obter junto à sua comunidade. Os seus objetivos podem ser os mais variados, estando vinculados desde à receita, à eficácia do atendimento, até o reconhecimento e o sucesso da sua marca, entre outros. Alguns exemplos de metas podem incluir: 

  • Maior retenção de clientes; 
  • Menor taxa de reclamações no atendimento ao cliente; 
  • Maior aderência da sua comunidade no ambiente digital para ajudar a responder dúvidas sobre os produtos; 
  • Aumento do interesse pelos seus produtos, especialmente os lançamentos; 
  • Melhor percepção e maior lembrança da sua marca junto ao público. 

Conheça o seu público

Mesmo que você já tenha uma ideia sólida do perfil do seu público, conhecer as necessidades e os desejos dos clientes é um trabalho contínuo. Além disso, é preciso ter em mente que a interação com os usuários em diferentes canais exige abordagens distintas. 

Em canais como Instagram ou TikTok, as pessoas esperam vídeos rápidos, educativos e divertidos. Por outro lado, conteúdos mais sólidos e aprofundados, no formato de texto, sobre os produtos da sua marca podem ser oferecidos por e-mail. Sendo assim, comunicar-se com o seu público da forma adequada, de acordo com o canal utilizado, é uma maneira de estimular ainda mais o engajamento e a interação da sua comunidade. 

Crie conteúdo útil e autêntico

Construir e fazer gestão de comunidade também passa pela criação de conteúdo útil e autêntico. O tipo de conteúdo que você produz dentro da sua estratégia deve estar alinhado com a imagem e o tom de voz da sua marca. 

Por exemplo, digamos que você tenha um e-commerce que vende móveis sustentáveis. A sua estratégia de gestão de comunidade deve incluir a oferta de conteúdo educacional que forneça informações sobre sustentabilidade: onde os seus produtos são feitos, como você obtém a sua matéria-prima, quais são as suas práticas de trabalho etc. Além disso, não se esqueça de criar descrições detalhadas e produzir boas imagens (fotos e vídeos) para cada página de produto. 

Acompanhe os seus resultados

Por fim, é essencial medir o sucesso da sua estratégia de gestão de comunidade e acompanhar as percepções dos seus clientes. Uma maneira de agilizar e tornar essa etapa mais precisa e eficaz é contando com ferramentas que automatizam alguns processos. Estamos falando de plataformas como: 

  • Google Analytics: com a qual você consegue acompanhar os acessos ao seu site em detalhes; 
  • Mailbiz: que não só automatiza os envios de e-mail marketing, como também permite que você conheça as suas taxas de abertura, cliques, ROI de cada campanha e muito mais; 
  • Ebit: é um sistema gratuito que mede a reputação da sua loja online junto ao público geral, pesquisando a satisfação dos consumidores após o ato da compra. 

Lembre-se de que uma ótima ferramenta pode exigir mais investimento financeiro inicial, mas economiza muito tempo em longo prazo e, eventualmente, paga-se por si mesma. 

Exemplos de gestão de comunidade 

As empresas buscam cada vez mais construir uma comunidade fiel à sua marca. E esse é um movimento que vai além do e-mail marketing. Abaixo, vamos conhecer uma variedade de marcas, de vários setores e que atuam em diferentes canais, todas com fortes comunidades que contribuem para o seu sucesso. 

GoPro

O perfil da comunidade da GoPro envolve um público que gosta de aliar esportes com tecnologia. Neste contexto, por oferecer um ótimo produto, que realmente se destaca da concorrência, a grande jogada de marketing da GoPro é impulsionar o seu conteúdo a partir do que é criado pela sua comunidade com o seu produto. 

A marca oferece uma plataforma para os membros compartilharem os vídeos das suas aventuras, isso sem falar na quantidade de uploads de vídeos que é feita no canal da GoPro no YouTube todos os dias. Esse conteúdo gerado pelo usuário é autêntico, envolvente e facilmente demonstra a usabilidade do produto da marca. 

Red Bull 

Assim como a GoPro, a Red Bull é uma marca que foca no público aventureiro. O seu nome é imediatamente associado a esportes, tanto que a marca está à frente de um grande número de eventos, do parkour ao eSports. Assim, a Red Bull tornou-se uma líder de mídia devido aos patrocínios não só de eventos, mas também de times e equipes em diferentes modalidades. 

A marca combina o poder das redes sociais e os seus patrocínios para manter a sua comunidade informada sobre festivais de música, campeonatos de esportes e muito mais. A Red Bull tem um trabalho contínuo de estratégia de marketing para construir um relacionamento mais próximo com os seus clientes. Assim, promove a imagem da sua marca, gerando identificação com esse público específico. 

Sallve 

A Sallve é uma marca de cosméticos nativa digital, fundada por nomes conhecidos pelo público desse nicho: Daniel Wjuniski, Marcia Netto, Juliana Shor e Julia Petit. A empresa chegou ao mercado em 2019, mas foi durante a pandemia que a marca viu aumentar significativamente a sua receita em função da popularização das compras online. 

O sucesso da Sallve junto à sua comunidade se dá muito pelo fato de que a empresa aposta na co-criação dos seus produtos junto aos seus consumidores por meio de pesquisas e fortalecimento do relacionamento em canais como e-mail, redes sociais e blog. Com a missão de simplificar a rotina de cuidados com a pele e democratizar o acesso a informações sobre beleza, os seus produtos buscam entregar resultados eficientes por um preço bem menor, em comparação com outras marcas do mesmo setor. 

Nike

A Nike tem como objetivo ser cada vez mais inclusiva quando o assunto é praticar esportes, fazendo com que a sua comunidade se sinta pertencente ao se exercitar. Promovendo a autoconfiança, o Nike Run Club, por exemplo, leva essa filosofia um passo adiante. 

O aplicativo permite que as pessoas se conectem com outros corredores. O que também abre uma série de oportunidades comerciais, uma vez que a Nike usa o clube para compartilhar conselhos sobre como otimizar o seu desempenho, além de oferecer kits para equipar os corredores. 

A Nike também tem grupos distintos dentro da sua comunidade. Além do Run Club, a marca ainda tem clientes ao redor do mundo dedicados a colecionar os seus tênis. Isso se tornou um movimento cultural por si só. Assim, a Nike entendeu que construir uma comunidade em torno de ajudar outras pessoas alcança um potencial poderoso de vendas. 

Quem já usa ou deseja usar o e-mail como um canal para fidelizar os seus clientes pode contar com a Mailbiz! Junto a outros pontos de comunicação, como as redes sociais, é possível construir uma comunidade forte e sólida, que será a grande divulgadora da sua marca. Então, entre em contato e conte com o nosso time de especialistas para ajudá-lo a planejar e executar as suas ações de marketing de ponta a ponta. 

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