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Como personalizar o email marketing para os destinatários
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Como personalizar o email marketing para os destinatários

  • timer 20/04/2016
  • 3 min de leitura

O marketing de relacionamento está cada vez mais presente dentre as apostas das empresas que buscam uma relação mais próxima com o público. A melhor maneira para estreitar esses laços é investir na personalização das experiências de cada cliente. No email marketing, é possível fazer isso de duas maneiras: inserindo conteúdo dinâmico nas campanhas, e segmentando o público de acordo com suas características. Vamos ver neste artigo, na prática, como personalizar o email marketing para os destinatários.

É importante lembrar, desde agora, que estes dois recursos citados acima são complementares, pois funcionam para o mesmo objetivo: aproximar você do seu cliente. Como fazer? Vamos explicar:

Conteúdo dinâmico

A maneira mais simples de colocar esse recurso em prática é inserindo o nome do cliente na linha de assunto ou dentro da peça de e-mail. O recomendável é que você escolha uma das opções em cada campanha, para não se tornar repetitivo.

Esta simples ação, além de fazer com que o cliente se sinta único e importante para a sua empresa, gera um efeito claramente perceptível de fidelidade e engajamento com a sua marca. Afinal, não existe nada mais particular do que ser chamado pelo próprio nome, não é mesmo?

Segmentação

A segmentação é outra forma de enviar um conteúdo personalizado para sua audiência, pois permite falar apenas com uma parte de sua lista. Um segmento é exatamente isso: uma parte ou visão da sua lista, obtida a partir de um filtro realizado na ferramenta de email marketing. Os segmentos podem ser de dois tipos:

1. Baseado em informações

É criado a partir de informações adicionais de cada pessoa que você possui em sua lista de contatos, como por exemplo: sexo, idade, Estado onde mora etc.

Imagine que seu e-commerce trabalha com o segmento de turismo. Uma mala de viagem cor de rosa, e com estampa delicada de flores, terá maior aceitação se for enviada para o público feminino, certo? Ou então, imagine que sua empresa decide oferecer frete grátis apenas para quem mora no Estado de São Paulo. Ao invés de enviar a campanha para a base completa, com uma informação que não agregará em nada para quem mora nas demais regiões do país, porque não acertar e enviar somente para o estado de São Paulo, onde moram os clientes que provavelmente se interessarão pela vantagem

2. Baseado em atividades

É o tipo de segmento criado com base em interações que os contatos estabelecem com suas campanhas previamente enviadas. Por exemplo: você pode filtrar os clientes que clicaram em determinado link ou que abriram a última campanha enviada.

Pense: se a sua empresa trabalha com produtos esportivos, e um cliente clicou em uma bola de futebol, dias depois você pode enviar para ele exatamente um nova oferta daquele produto mas agora com uma vantagem relevante (cupom de desconto, frete grátis, brindes). Ou então pode enviar produtos complementares pelos quais ele também possa se interessar, como chuteiras e uniformes.

O ideal é começar a personalizar suas campanhas de acordo com sua estratégia de comunicação, começando pela inserção de conteúdos dinâmicos nas campanhas.

Em seguida, experimente fazer envios segmentados com base em informações dos contatos. E assim que criar um histórico de interações com campanhas passadas, considere inserir em sua programação os envios direcionados com base em interações.

Quanto antes você começar a aplicar personalizações nas campanhas, maiores serão suas chances de ser relevante de verdade para o seu público e, com isso, aumentar a conversão em vendas.
Enviar campanhas e conteúdos específicos, que vão de encontro ao desejo e às necessidades dos seus consumidores, é um dos segredos para cultivar uma relação de engajamento e fidelidade através da personalização.

LEMBRE-SE: Poucas empresas exploram todo este potencial de personalização da comunicação que o email marketing oferece. Que tal sair na frente dos seus concorrentes?

Quer aprender mais sobre segmentação e engajamento? Veja estes artigos:

“A importância da segmentação no email marketing”

“Email marketing com engajamento – 3 dicas preciosas”

“Engajamento: a arte de transformar clientes em fãs”

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