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No marketing digital existem estratégias eficientes para o aumento do ticket médio de uma empresa, como o e-mail marketing. Uma mensagem criativa e certeira que acompanha a jornada de compra do seu lead aumenta as chances dele finalizar a compra.
Para te ajudar a otimizar suas métricas, selecionamos dicas para aumentar a taxa de conversão do e-mail marketing e alcançar suas metas. Confira o conteúdo abaixo e tenha uma boa leitura.
Conteúdo
O funil de vendas é uma estratégia de marketing que considera em qual etapa de compra seus clientes estão. Quanto mais fundo seus leads estão no funil, maiores são as chances de converter em vendas. No entanto, quanto mais no topo do funil seu cliente estiver, menores as chances de compra rápida.
É por isso que você deve saber conduzir seus leads pelo funil de vendas, assim você saberá em qual etapa ele está e como direcioná-lo para o fundo, até a conversão. Criar estratégias focadas em cada estágio para enviar e-mails certeiros.
Ao criar o layout do seu e-mail, considere os diferentes formatos de tela que seus leads podem acessar, como computador, tablet ou smartphones. Se os seus e-mails não são responsivos a taxa de abertura pode cair consideravelmente nos próximos e-mails, consequentemente suas conversões também.
Além disso, atualmente existem muitos adeptos do dark mode nos e-mails, por isso, adote o contraste de cores e faça testes para saber o impacto nas taxas de conversão e engajamento, e entenda os interesses dos seus leads.
Fazer testes A/B é uma das formas de melhorar os seus e-mails e saber como vão impactar os seus leads. Esse teste consiste em enviar mais de duas versões de uma amostra para a sua base de contatos, assim você consegue analisar as métricas de abertura, cliques e conversão de cada uma.
A versão que apresentar os melhores resultados será enviado para o restante da sua lista de contatos de forma automática. A cada teste realizado você vai aprender mais sobre a preferência do seu público-alvo.
Confira também: Como fazer marketing digital: 9 principais estratégias para usar
Faça uma limpeza na sua lista de assinantes periodicamente e retire os contatos que não fizeram nenhuma interação com os e-mails enviados. Assim, você consegue manter uma boa taxa de cliques e conversões com os leads que se interessam em consumir os seus produtos.
Outro fator a ser considerado é o aumento de reclamações e devoluções de spam, o que pode prejudicar a reputação do remetente. Não se preocupe, é comum perder parte dos contatos ao longo do ano, por isso, inclua esta prática na sua rotina de e-mail marketing.
Fazer a segmentação de clientes pode aumentar a taxa de conversão do e-mail marketing. Saber quem são os grupos de pessoas que você deseja alcançar permite personalizar a sua comunicação e enviar conteúdos certeiros. Veja alguns exemplos e inspire-se ao criar os seus e-mails, independentemente da etapa do funil que seus leads estão. Além disso, você pode oferecer frete grátis, promoções específicas e preços competitivos.
Aumentar a taxa de conversões com e-mail marketing é essencial para as empresas, por isso, antecipe as dúvidas dos seus clientes. Assim, você terá mais argumentos para negociar e destacar as soluções nos e-mails. Reúna os melhores argumentos e monte um CTA persuasivo, seja para recuperar carrinho abandonado, demonstrar os produtos relacionados, convencer a qualidade do produto com depoimento de clientes.
Utilizar links dentro dos conteúdos ajuda a direcionar o usuário pela jornada de compra e facilita a conversão. Você pode incluir links para ele finalizar a compra ou artigos do blog para nutrir esse lead. Além disso, facilite a experiência do seu consumidor, evite enviar formulários extensos ou muitas variações do mesmo produto, para que ele não demore muito tempo para escolher.
Escolha uma boa plataforma de e-mail marketing e crie e-mails chamativos de forma rápida e prática. Além de automatizar o envio das mensagens baseado no comportamento dos seus usuários e monitorar as métricas para ajustar suas estratégias.
Essa ferramenta ainda auxilia a sua empresa a se manter em conformidade com a legislação de privacidade de dados, enviando e-mails somente com o consentimento do cliente, de forma segura. Plataforma como a da Mailbiz facilita a criação dos e-mails com interface intuitiva e fácil de utilizar.
Para saber se as suas estratégias estão funcionando ou se precisam ser ajustadas, é preciso acompanhar as métricas e os resultados. As métricas são importantes, pois são os dados reais e você consegue mensurá-los. Assim, você vai entender se precisa ajustar o conteúdo dos e-mails, a frequência dos envios, a segmentação dos seus clientes e mais.
Antes de excluir o contato dos leads que não interagem com suas mensagens, envie um e-mail para os clientes inativos e ofereça algo que seja relevante com as interações anteriores. Por exemplo, se ele visualizou um produto, envie produtos relacionados e cupom de desconto, ou se ele baixou um material rico, direcione para o blog e redes sociais.
Para melhorar ainda mais a sua comunicação e aproximação com seus clientes, veja como implementar o atendimento multicanal e as vantagens de utilizar na sua empresa. Até lá!