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Como aumentar a taxa de abertura das campanhas de e-mail?
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Como aumentar a taxa de abertura das campanhas de e-mail?

  • timer 06/06/2016
  • 3 min de leitura

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para gerar conversão, mas, para isso, é preciso que o usuário abra o e-mail ao invés de apenas notar sua chegada e apagá-lo de sua caixa de entrada.

Algumas dicas podem auxiliar a aumentar a taxa de abertura das campanhas de e-mail. Se você quer conhecê-las e melhorar seus resultados, confira nosso post!

Tenha títulos matadores

O título ou o assunto do e-mail é a primeira coisa que o seu lead irá visualizar, por isso ele precisa se envolver com essa frase de uma maneira que seja motivado a abrir o e-mail. Para que isso ocorra, você precisa ter em mente alguns pontos de estrutura importantes:

  • Utilize gramática e grafia correta;
  • Dê sentido de urgência ao usuário;
  • Evite palavras que dão sensação de spam.

A gramática e grafia corretas são coisas importantes para qualquer texto, tanto no título como no corpo do e-mail, tornando a revisão algo importantíssimo.

Quando você transmite a sensação de urgência para o lead, as chances de despertar o desejo de abrir o e-mail aumentarão consideravelmente. Porém, é preciso evitar algumas palavras que já possuem um lado negativo para o usuário — como, por exemplo, “não é spam”, “você é o escolhido”, “você é um vencedor”, entre outras frases comuns consideradas spam.

O ideal é personalizar o seu título e aproximá-lo cada vez mais do lead, como se você estivesse escrevendo diretamente para aquele usuário. Isso traz uma sensação de aproximação com ele, incentivando-o a abrir o seu e-mail para saber do que se trata.

Segmente sua campanha

A segmentação é a chave para conseguir transformar leads em consumidores. Ao enviar o e-mail certo para o usuário certo, as chances de um clique são bem maiores. É possível fazer isso de várias maneiras, dependendo do seu segmento digital.

Um e-commerce poderá utilizar o histórico de compras de cada usuário e agrupá-los a partir de gostos parecidos, como por exemplo, um e-mail marketing personalizado para quem compra mais livros e outro para quem compra produtos esportivos.

Pode parecer um pouco mais trabalhoso, mas e-mails focados de acordo com o perfil obtêm taxas de clique maiores, o que consequentemente aumenta sua taxa de conversão.

É possível também segmentar e-mails de outras formas, como por exemplo se baseando em aberturas ou cliques em campanhas anteriores. Este tipo de segmentação costuma funcionar muito bem, pois você conseguirá falar com quem já demonstrou interesse prévio em determinado produto ou conteúdo.

Crie sua própria lista de leads

Criar a sua própria lista de contatos é essencial, pois você terá e-mails verdadeiros de pessoas que ofereceram o seu endereço online por livre e espontânea vontade, aceitando receber os seus e-mails. Para construir a sua lista, ofereça uma vantagem para o usuário, como receber novidades incríveis e descontos exclusivos.

DICA: Em um e-commerce, oferecer um desconto exclusivo para a primeira compra costuma aumentar a captação de e-mails em mais de 70%, sabia?

Utilize o próprio site para essa estratégia, aposte em banners promocionais e campos para que o usuário possa assinar a sua newsletter.

Outra forma de conseguir esses endereços de e-mail é oferecer outro tipo de vantagem, como um e-book gratuito ou dicas diárias sobre determinado assunto, relacionados ao seu segmento — como, por exemplo, dicas de vendas ou ainda de marketing digital. A criação de uma landing page pode ser de grande utilidade para esse objetivo.

Utilize uma plataforma confiável para seus envios

Tenha uma atenção extra com a ferramenta que você utilizará para disparar suas campanhas. Opte sempre por investir em plataformas confiáveis, pois a forma como ela gerencia os servidores de entrega também influencia na taxa de abertura que você irá obter.

Quer mais dicas de como criar um e-mail marketing ideal para o seu negócio? Assine a nossa newsletter e receba dicas incríveis!

Leia também:  Como personalizar o email marketing para os destinatários

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