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Como escrever linha de assunto no email marketing
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Como escrever linha de assunto no email marketing

  • timer 22/07/2016
  • 5 min de leitura

 

ARTIGO ATUALIZADO EM 13/01/2020

Você sabia que 46% dos e-mails são abertos em dispositivos móveis e, por isso, a linha de assunto deve ter 60 caracteres ou menos? Caso contrário, seu e-mail pode parar na caixa de spam ou diretamente na lixeira do destinatário sem sequer ter sido lido.

 

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Sim, a linha de assunto do e-mail tem toda a importância. Com frequência, empresas estão desperdiçando a chance de obter maior visibilidade simplesmente por escreverem linhas de assunto pouco efetivas.

Se você ainda tem dúvidas sobre como escrever a linha de assunto no e-mail marketing, este artigo traz 9 dicas que irão ajudá-lo. Confira abaixo:

 

  1. Seja sucinto

Assuntos curtos trazem maior retorno em aberturas, se comparados a linhas de assuntos com títulos mais longos. Por isso, como já falamos, tente não ultrapassar 60 caracteres.

Contudo, um estudo da Alchemy Worx apontou que assuntos com até 60 caracteres traziam maior retorno em abertura, enquanto que assuntos com mais de 70 caracteres traziam maior retorno em cliques.

 

linha-de-assunto-email-marketing

 

Por isso, não é regra absoluta que todos os assuntos devem ter até 60 caracteres. Talvez, no seu nicho e na sua audiência, assuntos mais longos funcionem melhor, por que não? Só testando para descobrir!

 

  1. Personalize

O assunto do e-mail é uma excelente oportunidade para ser mais informal com o seu cliente. Por isso, experimente chamar as pessoas pelo nome já no título da campanha.

Lembre-se que, do outro lado, existe uma pessoa que precisa se identificar com sua marca. Portanto, aproveite esse recurso que as ferramentas de e-mail marketing disponibilizam e acompanhe os resultados.

 

  1. Utilize verbos

Como o e-mail marketing é voltado para ação, é importante utilizar verbos na linha de assunto como forma de estimular a ação desejada. Verbos imperativos como aproveite, curta, ganhe, descubra, desfrute, aprenda, veja, confira e corra costumam funcionar muito bem, experimente incluí-los aos poucos na linha de assunto das suas campanhas.

 

  1. Mostre urgência

O e-mail marketing é um canal que possibilita respostas em tempo real. Por isso, sempre que houver algum tipo de escassez em suas ofertas, utilize termos como “só hoje”, “agora”, “últimas peças” ou “ainda dá tempo”. Estas palavras têm o poder de fazer as pessoas tomarem ações mais rapidamente, de acordo com o nível de engajamento delas com sua empresa.

 

  1. Não escreva o nome da empresa

Um erro muito comum é repetir o nome da empresa no assunto, sendo que ele provavelmente já foi escrito no campo de remetente. Com isso, você perde um espaço precioso do assunto com uma informação que não acrescenta nada.

 

  1. Nada de caps lock generalizado

Poucas coisas irritam mais um leitor do que um assunto escrito todo em letras maiúsculas. Lembre-se que as letras maiúsculas transmitem um senso de agressividade, o que não é nada bom para a imagem da sua marca.

 

Escrever apenas uma ou duas palavras em maiúsculo no assunto pode ser excelente. Palavras isoladas em maiúsculo como AGORA, HOJE, COMEÇOU, LANÇAMENTO, NOVIDADE, DESCONTO, OFF ou mesmo o nome de alguns produtos podem apoiar o aumento na taxa de abertura.

  1. Cuidado com os adjetivos

A linha de assunto é muito curta e preciosa para escrever adjetivos. Acredite: você não precisa deles no assunto! Veja este exemplo:

Qual dos dois você acha que traria maior abertura?

  1. Traga mais diversão com emoticons

Existe uma forma de tornar a linha de assunto mais divertida, e você certamente já conhece: são os famosos emoticons. O uso destes símbolos na linha de assunto, quando feito do modo correto, costuma trazer aumento de 10% a 15% na taxa de abertura.

Mas é preciso ter atenção, pois existem diferentes renderizações dos símbolos dentre os os e-mail (Hotmail, Gmail, MS Outlook etc.). Abaixo, segue uma lista com os símbolos mais confiáveis para você usar em sua linha de assunto:

■ □ ▢ ▣ ▤ ▥ ▦ ▧ ▨ ▩ ▪ ▫ ▬ ▭ ▮ ▯ ▰ ▱ ▲ △ ▴ ▵ ▶ ▷ ▸ ▹ ► ▻ ▼ ▽ ▾ ▿ ◀ ◁ ◂ ◃ ◄ ◅ ◆ ◇ ◈ ◉ ◊ ○ ◌ ◍ ◎ ● ◐ ◑ ◒ ◓ ◔ ◕ ◖ ◗ ◘ ◙ ◚ ◛ ◜ ◝ ◞ ◟ ◠ ◡ ◢ ◣ ◤ ◥ ◦ ◧ ◨ ◩ ◪ ◫ ◬ ◭ ◮ ◯ ✁ ✂ ✃ ✄ ✆ ✇ ✈ ✉ ✌ ✍ ✎ ✏ ✐ ✑ ✒ ✓ ✔ ✕ ✖ ✗ ✘ ✙ ✚ ✛ ✜ ✝ ✞ ✟ ✠ ✡ ✢ ✣ ✤ ✥ ✦ ✧ ✩ ✪ ✫ ✬ ✭ ✮ ✯ ✰ ✱ ✲ ✳ ✴ ✵ ✶ ✷ ✸ ✹ ✺ ✻ ✼ ✽ ✾ ✿ ❀ ❁ ❂ ❃ ❄ ❅ ❆ ❇ ❈ ❉ ❊ ❋ ❍ ❏ ❐ ❑ ❒ ❖ ❘ ❙ ❚ ❛ ❜ ❝ ❞ ❡ ❢ ❣ ❤ ❥ ❦ ❧ ❶ ❷ ❸ ❹ ❺ ❻ ❼ ❽ ❾ ❿ ➀ ➁ ➂ ➃ ➄ ➅ ➆ ➇ ➈ ➉ ➊ ➋ ➌ ➍ ➎ ➏ ➐ ➑ ➒ ➓ ➘ ➙ ➚ ➛ ➜ ➝ ➞ ➟ ➠ ➡ ➢ ➣ ➤ ➥ ➦ ➧ ➨ ➩ ➪ ➫ ➬ ➭ ➮ ➯ ➲ ➳ ➴ ➵ ➶ ➷ ➸ ➹ ➺ ➻ ➼ ➽ ➾ ☀ ☁ ☂ ☃ ☄ ★ ☆ ☇ ☈ ☉ ☊ ☋ ☌ ☍ ☎ ☏ ☐ ☑ ☒ ☓ ☖ ☗ ☚ ☛ ☜ ☝ ☞ ☟ ☠ ☡ ☢ ☣ ☤ ☥ ☦ ☧ ☨ ☩ ☪ ☫ ☬ ☭ ☮ ☯ ☰ ☱ ☲ ☳ ☴ ☵ ☶ ☷ ☸ ☹ ☺ ☻ ☼ ☽ ☾ ☿ ♀ ♁ ♂ ♃ ♄ ♅ ♆ ♇ ♈ ♉ ♊ ♋ ♌ ♍ ♎ ♏ ♐ ♑ ♒ ♓ ♔ ♕ ♖ ♗ ♘ ♙ ♚ ♛ ♜ ♝ ♞ ♟ ♠ ♡ ♢ ♣ ♤ ♥ ♦ ♧ ♨ ♩ ♪ ♫ ♬ ♭ ♮ ♯ ♰ ♱

Não abuse. Se você enviar todas as campanhas com símbolos, pode “cansar” a audiência e aí o que era pra ser diferenciado vira algo banal e sem resultado. Utilize os emoticons nas campanhas mais relevantes, sempre com bom senso, ok?

  1. Faça testes A/B

Mesmo aplicando as sacadas acima, recomendamos fortemente que você use e abuse do teste A/B para descobrir qual linha de assunto a sua audiência prefere, campanha a campanha.

Lembre-se que cada público é único. Portanto, ao criar duas versões de uma linha de assunto e dispará-las para segmentações diferentes, será possível descobrir com mais eficiência qual delas apresenta maior taxa de engajamento.

Assim, o teste A/B se torna a ferramenta ideal para trazer a maior parte das respostas para suas dúvidas quanto ao estilo da linha de assunto.

Estas 9 dicas podem ajudar a turbinar suas taxas de abertura e até de cliques. Agora, cabe a você colocá-las em prática e ver o que acontece. E não esqueça que você pode contar com a Mailbiz para apoiar toda a sua estratégia de e-mail marketing, entre em contato!

 

 

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