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Um canal ágil, econômico e sustentável. As empresas que já entenderam a importância do marketing digital sabem que o e-mail marketing é indispensável para construir relacionamento com os clientes. Porém, existem alguns erros capazes de impactar o sucesso da campanha. Vamos conhecê-los?
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Conteúdo
Todos nós recebemos dezenas ou até mesmo centenas de e-mails por dia. E, claro, não tem como ler todos. Em geral, damos uma olhada nos assuntos e clicamos apenas naqueles que realmente nos interessam, certo?
É por isso que o sucesso da campanha também depende, e muito, de uma linha de assunto bem elaborada. Entre as principais características de um assunto que certamente vai chamar a atenção do usuário, estão:
Talvez, esse seja o erro que mais prejudique o sucesso da campanha. Imagine que você tem um e-commerce de artigos esportivos. Obviamente, venderá para homens e mulheres, ou seja, perfis distintos de consumidores. Agora, já pensou tentar atingir ambos os perfis com o mesmo e-mail? Por exemplo, enviando promoções de tênis femininos para o cliente que só compra camisetas masculinas. O resultado será uma decepção por parte do consumidor e grandes chances de ver a sua mensagem parar na caixa de spam.
Por outro lado, a segmentação adequada traz vantagens como:
Você deve estar sempre direcionando os próximos passos do seu público na jornada de compra, chegando ao ponto em que há mais chances de ocorrer a conversão. Assim, o call to action (CTA) se torna uma peça fundamental para alcançar o sucesso da campanha.
Use verbos de ação, que despertem o senso de urgência do consumidor. Além disso, aposte em uma chamada que você sabe que chamará a atenção do seu público e que irá agregar valor para a oferta. Afinal, “baixe o e-book gratuito” é bem mais interessante do que um simples “baixe agora”.
Abrir um e-mail e encontrar um texto gigante e com muitas opções de cliques pode assustar o destinatário e despertar o desinteresse dele pelas suas mensagens. Mas, da mesma forma, e-mails que contêm apenas imagens, sem nada de relevante a dizer, também afastam os consumidores.
O segredo – como em tudo na vida – é encontrar o equilíbrio entre textos, imagens, links e botões de forma que o cliente se sinta atraído pelo seu conteúdo. E o mesmo vale para a frequência de envio: não dispare e-mails em excesso a ponto de incomodar o usuário, mas também não envie de menos a ponto de ele se esquecer da sua marca.
Uma pesquisa da FGV mostrou que existem dois dispositivos móveis para cada habitante brasileiro. Não é à toa que as compras por m-commerce cresceram 78% em 2020.
Esses comprovam que o sucesso da campanha também está baseado na possibilidade que o cliente tem de acessar o seu conteúdo onde, quando e pelo dispositivo que ele quiser. Invista em e-mails responsivos: escreva linhas de assunto com até 35 caracteres para que o cliente tenha uma leitura completa no celular e evite usar imagens pesadas para facilitar o carregamento da sua mensagem.
As campanhas de e-mail devem ser acompanhadas de perto para identificar quais mensagens levam a mais conversões e quais vão parar no spam. Sendo assim, nossa dica é: com o Google Analytics, você consegue analisar todas as métricas importantes sobre o desempenho das suas campanhas para tomar as melhores decisões e agir de forma a alcançar os melhores resultados para o seu negócio.
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Para evitar esses e tantos outros erros e alcançar o sucesso da campanha, conte com a nossa equipe de especialistas. Estamos aqui para acompanhar a sua estratégia de comunicação de ponta a ponta.