Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?
Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.
Explore os principais insights de marketing por e-mail, WhatsApp e CRM. Baixe grátis o CRM Report 2024!
Para identificar quais são os produtos mais indicados para uma determinada campanha, você pode contar com o apoio da análise da curva ABC. Este é um método de classificação de informações para que você possa definir quais são os itens de maior importância da sua loja, identificando aqueles que geram mais retorno para, então, colocá-los em destaque no seu site e e-mail marketing.
Leia mais:
>> 5 motivos por que seu e-commerce não vende e como resolver
>> Por que seu e-mail pode virar spam e como evitar em 6 dicas
Em resumo, a curva ABC é uma estratégia que classifica os produtos entre itens com alta demanda de consumo (A), intermediário (B) e baixa demanda (C). Neste contexto, os produtos podem ser classificados da seguinte forma:
Conteúdo
Ao aplicar a curva ABC no seu e-commerce para compreender quais produtos vendem mais, você descobre exatamente quais deles têm mais chances de cativar os clientes, impulsionar a taxa de cliques e, consequentemente, a conversão. Além disso, também conhece os menos vendidos, que representam quais produtos são elegíveis para promoções e cupons de desconto, o que ajuda a aumentar sua taxa de vendas e o giro do seu estoque.
Na lista abaixo, entramos no detalhe de cada uma das principais vantagens que você terá ao aplicar essa análise no seu negócio. Confira:
Prever exatamente quantos e quais produtos você venderá no próximo mês é uma tarefa bastante difícil (para não dizer impossível). Afinal, como você vai saber o que será vendido? É bem verdade que não dá para prever o futuro, porém, a análise de dados será a sua grande amiga para chegar o mais próximo possível dessa conclusão.
A análise da curva ABC mostra os seus produtos que apresentam melhor desempenho de vendas. Então, use o seu orçamento para trazê-los em maior quantidade para dentro do seu estoque, já que eles têm mais potencial de retornar dinheiro para o seu negócio. A mesma lógica vale para os produtos com menor desempenho (C), que, por outro lado, não devem ocupar muito espaço no seu orçamento nem no seu estoque.
Ao identificar quais são os seus produtos considerados de nível A, você pode garantir que eles nunca faltem no seu estoque. Por exemplo: um dos grandes sucessos do McDonald’s, além dos hambúrgueres (ou até mais), são as suas batatas fritas. Agora, imagine a frustração de um cliente ao visitar um restaurante da rede na hora do almoço e não poder comprar as batatas para acompanhar o seu Big Mac porque o item está em falta.
Esse tipo de expectativa por parte dos clientes vale para qualquer negócio. Os consumidores esperam que os produtos que eles mais buscam estejam em estoque, garantindo uma entrega mais rápida e barata. Afinal, você não vai querer perder uma venda por falta de produto e ainda deixar o cliente frustrado e de mãos vazias, não é mesmo?
Nem sempre, os produtos mais importantes para o seu negócio são aqueles mais caros, com valores mais altos de venda. Muitas vezes, isso pode ser uma realidade para várias lojas.
Mas é preciso ter em mente que os itens mais valiosos do seu estoque são aqueles que vendem em grandes quantidades, alavancando o seu ticket médio. Em geral, esses produtos têm preços mais moderados ou mesmo podem ser itens de baixo custo, usados como upsell, tornando cada pedido ainda mais lucrativo.
Agora que você já entendeu a importância da curva ABC para o seu e-commerce e a lógica por trás dessa estratégia, chegou a hora de colocá-la em prática. Para realizar uma análise mais precisa, indicamos o seguinte passo a passo:
Se você ficou interessado em aplicar a análise da curva ABC nos seus produtos, conte com a gente! Os nossos especialistas estão preparados para ajudá-lo a desenvolver a campanha de e-mail marketing que melhor se encaixa ao perfil do seu negócio, sempre buscando alavancar as suas vendas.