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Diminua o custo de pedido e aumente o lucro com e-mail marketing

  • timer 28/09/2023
  • 6 min de leitura

Um dos maiores desafios dos lojistas é arcar com o custo de pedido sem sofrer prejuízos. Isso porque itens essenciais que fazem parte da preparação e da entrega do pedido, como frete, impostos de importação e exportação, gasolina e até mesmo o overdelivery, impactam no gasto que o negócio precisa desembolsar para garantir a satisfação do cliente durante a sua experiência de compra. 

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A verdade é que o custo de pedido do e-commerce está diretamente associado a todo o contexto que engloba a venda de um produto ou serviço. Sendo assim, ele se torna uma métrica essencial para ajudar a encontrar o ponto de equilíbrio necessário entre as despesas e os lucros para administrar uma loja online bem-sucedida. Isso inclui, ainda, todas as despesas relacionadas a compras e gerenciamento de estoque, custos adicionais associados à devolução de itens e muito mais. 

Neste artigo, vamos ver o que impacta o custo de pedido, como é possível reduzi-lo e ainda como aumentar os seus lucros com o apoio de uma campanha de e-mail marketing bem planejada e executada. Acompanhe! 

O que é o custo de pedido

Para ter lucro, é preciso ter vendas. Neste contexto, as lojas online não conseguem escapar de demandas e responsabilidades, como arcar com custos de mão de obra, fabricação, matéria-prima, vendedores e fornecedores, ou seja, tudo o que envolve a produção de uma mercadoria. Isso sem falar nos custos de frete e de taxas associadas ao armazenamento e ao envio do produto, como já falamos.

E são todos esses fatores juntos que compõem o custo de pedido. Nesse sentido, são vários os itens que podem impactar esse custo: a qualidade dos produtos, os custos de envio, os custos de embalagem, a taxa de rotatividade de estoque, as taxas de devolução, as mudanças de estações do ano que podem afetar a qualidade de determinadas matérias-primas e as flutuações na demanda do mercado ao longo do ano. 

Como calcular o custo de pedido 

O custo de pedido pode ser calculado com base na fórmula: Estoque Inicial + Compras – Estoque Final. Assim, as compras incluem quaisquer custos de mão de obra, materiais, suprimentos ou custos com fornecedores e parceiros. 

Por exemplo, digamos que o valor do estoque inicial de um de seus produtos seja de R$ 10.000 e o estoque final seja de R$ 15.000. Durante esse período, você gastou R$ 25.000 para pagar os fornecedores, os custos de frete etc. Assim, o custo de pedido seria R$ 10.000 + R$ 25.000 – R$ 15.000 = R$ 20.000. 

Por que o custo de pedido é importante para o seu negócio

O custo de pedido é uma métrica crítica para os varejistas do comércio eletrônico, pois ajuda a rastrear a lucratividade geral do seu negócio. Compreender esse número ajuda a avaliar com precisão o preço dos produtos ou serviços e o custo total associado às devoluções. Isto também pode auxiliar a identificar e a resolver alguns problemas, antes que eles se transformem em grandes perdas. 

Conhecer o seu custo de pedido da forma mais precisa possível é essencial. Em primeiro lugar, o custo faz parte da fórmula da margem de lucro bruto do negócio. Dessa forma, como a margem bruta é uma métrica tão crítica, entender qual é esse custo se torna fundamental para manter a saúde do seu negócio em dia. 

Ao calcular esse custo em nível de produto, é possível obter insights mais profundos sobre quais são os itens mais lucrativos. Além disso, você pode comparar dados entre diferentes períodos para ver como a sua lucratividade está se encaminhando. Então, a partir disso, você pode alterar as suas estratégias de preços, de comunicação e marketing, de compras, de negociação com fornecedores e parceiros, entre outros. 

Finalmente, ter um registro preciso do seu custo de pedido é importante para fins fiscais. Sendo assim, você precisa ter esse dado em mãos para ficar em conformidade com a legislação e evitar possíveis multas e prejuízos para o seu negócio. 

Como reduzir o custo de pedido e aumentar os lucros

Se o seu objetivo é reduzir o custo de pedido do seu e-commerce, você pode lançar mão de diversas estratégias combinadas para fazer isso. Assim, dependendo do contexto do seu negócio, reduzir esse custo pode fazer mais sentido do que aumentar os preços dos seus produtos – em tempo, nada impede que você faça as duas coisas em paralelo, se fizer sentido dentro da sua realidade. 

Entre as estratégias possíveis de serem adotadas, estão a otimização dos processos de aquisição de estoque, a parceria com fornecedores competitivos e a negociação de melhores termos contratuais. Além disso, você, lojista, também pode limitar as devoluções das compras através da otimização do atendimento ao cliente. Confira, abaixo, algumas soluções: 

Negocie

Aproveite as ofertas em escala sempre que possível. Assim, quer seus produtos sejam de um fornecedor ou que você mesmo os fabrique, procure obter descontos relevantes para a compra de matéria-prima em grandes quantidades. 

Mude de fornecedores

Se a negociação com os parceiros com os quais você trabalha atualmente não está funcionando, vale a pena procurar alternativas. Isso pode significar procurar um fornecedor com remessa mais barata ou material de menor custo para a sua produção. 

Atenção aos produtos que não estão vendendo

Os produtos que ficam apenas parados nas prateleiras também geram um impacto negativo no custo de pedido total. Analise formas de aumentar as taxas de rotatividade desses itens. 

Elimine os gargalos

Materiais danificados, mercadorias perdidas durante o transporte ou ineficiência de mão de obra são alguns dos pontos que merecem uma atenção especial, principalmente se estiverem impactando no seu custo de pedido

Automatize os fluxos de trabalho

Para ganhar mais tempo e gastar menos, a tecnologia se torna uma grande aliada. Aposte na introdução de softwares que ajudem, por exemplo, a sua equipe a ser mais eficiente durante o atendimento e a construção de relacionamento com o cliente. 

O papel do e-mail marketing 

O e-mail marketing continua sendo uma forma eficiente de captar e fidelizar clientes, impulsionando as vendas. Uma vantagem importante desse canal é que ele permite que as lojas online analisem e utilizem a seu favor os dados mais relevantes dos consumidores. Quando usadas da forma correta, essas informações permitem a personalização das mensagens, o que leva à construção de um relacionamento mais direto e duradouro com os clientes. 

Criar uma estratégia de e-mail marketing não precisa ser algo complexo ou caro. Pensando nisso, reunimos algumas estratégias para que você consiga usar o e-mail de forma a economizar com os processos de vendas e alavancar os seus lucros. Confira a seguir! 

Otimize os envios com templates dinâmicos 

Os templates dinâmicos são uma solução que facilita muito a operação de quem trabalha com e-commerce e usa o e-mail marketing como um canal para atrair, fidelizar e se relacionar com os clientes. Para aproveitar essa solução da Mailbiz, basta informar a URL do produto, que nós trazemos, automaticamente, o nome, a foto, o preço e o link desejados, diretamente da sua loja virtual para o corpo do e-mail.

E o melhor de tudo é que os templates dinâmicos não impactam em nada no visual do seu e-mail marketing. Ou seja, você pode usar tanto um layout já pré-pronto, criado pela Mailbiz, ou adaptar de acordo com o layout que você costuma usar nos seus disparos. 

Crie perfis de clientes ou personas

Se você deseja que a sua estratégia de e-mail marketing tenha sucesso, o primeiro passo é entender os seus clientes. Com base nos seus perfis, você pode criar as suas personas. Métricas como engajamento por e-mail, histórico de navegação e comportamento de compra fornecem características adicionais para completar as informações que você necessita para entender mais a fundo os desejos e as necessidades do seu público. 

Personalize as mensagens por meio de segmentação

Compreender e segmentar o seu público são etapas essenciais para alavancar os seus lucros com e-mail marketing. Enviar o tipo certo de e-mail para o cliente certo, no momento certo, pode transformar um usuário casual em um novo cliente. 

Experimente enviar mensagens personalizadas a cada grupo de contatos com base naqueles desejos e necessidades que já foram previamente analisados. Sendo assim, em vez de enviar um e-mail genérico para toda a sua lista, envie dois ou mais e-mails separados para segmentações diferentes. 

Aproveite as vantagens da automação

Devido aos avanços tecnológicos, a automação de e-mail marketing é, hoje, um recurso acessível para empresas de todos os tamanhos. Essa é uma função que ajuda, e muito, a economizar tempo e dinheiro. 

Confira também: 

>> Automações de e-mail: um aliado do seu e-commerce 

Antes de automatizar um fluxo de e-mail, entretanto, é preciso compreender o processo a fundo. A sequência de e-mail pode começar, por exemplo, dando as boas-vindas ao consumidor que se inscreveu para receber os seus e-mails e terminar com uma oferta de cupom. 

Revise continuamente os seus processos

Só porque você automatizou parte da sua estratégia de e-mail marketing não significa que você deva ignorá-la: e se os seus envios não estiverem funcionando? É preciso revisar as suas sequências automatizadas regularmente, analisando métricas como taxas de abertura e cancelamento de assinatura para medir se as suas campanhas estão dando certo. Se uma campanha de e-mail não estiver correspondendo às expectativas, provavelmente é hora de atualizar o conteúdo – começando com a linha de assunto e a frase do pré-cabeçalho. 

Ofereça acesso antecipado 

Uma forte estratégia de e-mail de pré-lançamento de produtos pode ajudar a aumentar as suas vendas significativamente. Oferecer acesso antecipado a esses produtos, até mesmo com amostras grátis, e também mesclar com ofertas de diferentes itens da mesma linha é uma forma de alcançar ao máximo a atenção do seu público. 

Junto a isso, você também pode usar o e-mail marketing como um canal para chamar os clientes a participarem de programas de fidelidade da sua loja online. Assim, é possível reduzir o custo de aquisição de novos compradores, aumentar o tempo de vida útil dos clientes com a sua marca, conquistar a fidelização dos clientes ao permitir que eles subam de nível ao acumular pontos e desfrutar de benefícios exclusivos, entre outras vantagens. E tudo isso, claro, é capaz de impactar positivamente para reduzir o custo de pedido do seu negócio. 

Entre em contato com a Mailbiz! O nosso time de especialistas está aqui para ajudá-lo a planejar e a executar as suas ações de marketing de ponta a ponta. 

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