🛒 Quanto você poderia aumentar sua receita recuperando os carrinhos que estão abandonados? DESCUBRA!

voltar Voltar
8 ideias de campanha de e-mail marketing para utilizar no fim de ano
voltar Voltar

8 ideias de campanha de e-mail marketing para utilizar no fim de ano

  • timer 28/11/2024
  • 6 min de leitura

8 ideias de campanha de e-mail marketing para utilizar no fim de ano

Se há uma época do ano em que as vendas se intensificam, esse período é o fim do ano. Férias, Natal, Black Friday, Ano Novo, todos esses eventos criam um ambiente perfeito para aumentar as campanhas e, consequentemente, as vendas.

Se você trabalha com marketing digital, com certeza não pode perder a oportunidade de atrair mais visibilidade e vendas para seu negócio por meio de uma campanha de e-mail marketing nesse fim de ano.

Neste momento, a criatividade estratégica é fundamental, por isso, listamos alguns passos para você se destacar na criação do e-mail marketing. Fique com a gente e descubra tudo que você precisa para garantir a visibilidade que seu site precisa.

1. Produza campanhas sobre as datas comemorativas de fim de ano

O fim de ano chega acompanhado de diversas datas festivas, comemorações e, consequentemente, oportunidades de compra e venda. Saiba como explorar cada uma dessas temáticas e usá-las a seu favor na hora de produzir campanhas de e-mail marketing.

Desenvolva e-mails de campanha natalinos

O Natal é uma das datas comemorativas mais esperadas do ano, tanto pelos consumidores quanto pelos vendedores. As vendas no Natal sobem cerca de 20% a 30%, portanto, vale a pena aproveitar essa época para aumentar o engajamento da sua marca.

Os e-mails natalinos costumam criar um vínculo com o usuário que os recebe; fazendo isso da forma correta, você obterá sucesso em suas vendas. Veja quais passos tomar para criar o e-mail ideal de Natal:

Presenteie seu cliente com promoções e cupons exclusivos

“Você ganhou um cupom de 10% para sua próxima compra!”, “Você recebeu um presente!”. Gatilhos como esses despertam a curiosidade de seu consumidor.

Presenteie seus clientes com cupons e promoções exclusivas que reforçarão para ele a sensação de recompensa e vínculo com a marca, já que você mandou o cupom diretamente para ele.

Use frases como “os presentes estão acabando” e “receba antes do Natal”

É comum que os consumidores, de modo geral, deixem para comprar de última hora seus presentes de fim de ano e acabem comprando sem planejamento. Envie campanhas de e-mail marketing que o relembrem da data e da importância de adquirir seu produto com antecedência.

Mensagens com frases como “os presentes estão acabando” contribuem para criar no consumidor um senso de urgência e os impulsionam a começar suas compras. Além disso, use também expressões como “chegará antes do Natal”, mostrando para o consumidor que, se ele não realizar a compra naquele momento, ela não chegará antes da data.

Se aprofunde nesse assunto lendo nosso post sobre como vender mais no Natal.

Explore a temática da Black Friday

Para o melhor aproveitamento de suas campanhas de fim de ano, explore as possibilidades de engajamento de cada mês. Dezembro é oficialmente considerado o mês do Natal e, novembro, o da Black Friday. Durante esse mês, utilize a temática de “November Black” com promoções e descontos em produtos de seu site e utilize também e-mail marketing sobre Black Friday.

Promoções relâmpago com limite de tempo

Gatilhos mentais proporcionam para sua campanha de e-mail um maior engajamento. Utilize, nestes e-mails, contadores de tempo e mensagens como “o estoque está acabando”, “restam poucas unidades” e “seus produtos estão esperando por você”.

Antecipe as promoções para seus clientes

Utilize mensagens de aviso sobre as futuras promoções; isso criará no cliente uma expectativa pelas ofertas que virão e o ajudará a se preparar com antecedência.

Além disso, use esse e-mail também para mostrar aos seus clientes como se preparar corretamente para a Black Friday. Dessa forma, ele perceberá a autoridade e confiança de sua marca e acompanhará as futuras promoções de perto. Tudo isso fará com que a taxa de abertura do e-mail marketing seja muito maior!

2. Faça uma retrospectiva dos seus melhores produtos

Retrospectivas são comuns e fundamentais para aumentar as compras de fim de ano; elas são usadas em campanhas de vendas, canais de TV, plataformas de vídeo e de música, entre outros.

Seguindo essa estratégia, mostre para o seu cliente quais foram os produtos mais comprados do ano, com os benefícios e qualidades de cada um deles. Isso contribuirá para que o consumidor se interesse por esses produtos e realize uma compra.

3. Use templates condizentes com as temáticas de fim de ano

Além do aspecto verbal, outra forma de atrair o consumidor pelos e-mails de fim de ano é por meio dos layouts. Para que esse aspecto também cative quem está lendo, utilize elementos visuais condizentes com as temáticas de seus e-mails.

Quanto ao Natal, não se esqueça de incluir elementos como flocos de neve, presentes, sinos e figuras relacionadas ao Papai Noel. Lembre-se também das cores, elas precisam estar padronizadas de acordo com essas figuras. Para o Natal, priorize o vermelho, o verde e o dourado.

Em relação ao Ano Novo, foque na cor branca e em luzes e taças. Já para a Black Friday, priorize a cor preta e elementos que chamem a atenção para os produtos.

4. Verifique e compare os resultados de campanhas anteriores

Realizar uma retrospectiva interna dos dados de seu negócio te auxiliará a definir melhor suas estratégias de campanhas de e-mail marketing para este fim de ano.

Para isso, compare as estatísticas de campanhas passadas e analise pontos que precisam ser melhorados, nos quais o engajamento deixou a desejar. Além disso, veja quais pontos foram vantajosos e mais se destacaram em atrair clientes para o site e os aprimore para que esses números se intensifiquem.

Leia mais sobre métricas para avaliar uma campanha de marketing em nosso post sobre o assunto.

5. Faça uso do e-mail Remarketing

Essa é uma das estratégias mais eficazes no e-mail marketing que, definitivamente, trará sucesso para sua campanha. Sua eficácia está relacionada ao fato de ser uma estratégia que alcança uma mesma pessoa mais de uma vez por canais diferentes.

Isso acontece quando o usuário já abandonou a navegação do site ou quando deixou algum produto em seu carrinho, por exemplo. Depois disso, ele recebe um e-mail relembrando-o sobre sua quase compra, com algum cupom de desconto para ajudá-lo a realizar a conversão.

O número de realizações de compras na primeira ida a um site é, no geral, menor naturalmente. Por isso, essa tática é fundamental para aumentar as vendas.

Você também vai se interessar por esse conteúdo sobre 8 dicas para evitar o abandono do carrinho do seu e-commerce.

6. Aposte em conteúdos informacionais

Essa estratégia agrega credibilidade e faz com que o consumidor se conecte com a marca. O aumento da conversão não é o objetivo principal aqui, mas, sim, uma possível consequência, se unida às outras estratégias que já trouxemos. Conteúdos informativos criam a sensação de que a marca não se preocupa estritamente com a venda, mas também com o consumidor.

Foque em conteúdos que ajudem o seu próprio negócio e dê preferência a dúvidas e problemas que os consumidores geralmente apresentam na época de fim de ano, como dicas sobre o que fazer nas férias, ideias de presentes para o Natal, inspirações de roupas para o Ano Novo, entre outros. Use as temáticas que melhor se adequarem ao seu negócio!

7. Invista em conteúdo para as redes sociais

Alimentar as redes é uma estratégia fundamental para atrair novos clientes, visto que o número de compras efetuadas através de publicações em redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, tem aumentado cada vez mais.

Foque em conteúdos que levem o usuário a cadastrar seu e-mail e fornecer dados para que sua marca se conecte com ele. Use escritas de copywriting com gatilhos mentais e imagens atrativas.

8. Produza campanhas direcionadas para as vendas que não foram feitas

Os usuários que não efetivaram a compra podem se tornar consumidores de fato por meio de uma boa estratégia de persuasão em sua campanha de e-mail marketing para fim de ano.

Para isso, utilize expressões como “não esquecemos de você” ou “ei, fulano, se lembra da gente?”. Frases como essas reforçam no consumidor a ideia de que a marca se importa com ele enquanto indivíduo e contribuem para que a relação entre marca e consumidor seja firmada.

Quais são os exemplos de e-mail marketing?

Os principais exemplos são:

  • E-mail de boas-vindas.
  • E-mail informativo ou relacional.
  • E-mail de retenção.
  • E-mail especial.
  • E-mail para clientes inativos.
  • E-mail para e-commerce.
  • E-mail promocional.
  • E-mail transacional.

Essas foram as 8 melhores dicas de campanhas de e-mail marketing para o fim de ano. Esperamos ter contribuído para sua marca e que suas dúvidas tenham sido respondidas. Para continuar informado sobre esse assunto, veja também: Como escolher uma ferramenta de e-mail marketing.

5/5 - 1 votos
Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter
A Mailbiz é especializada em CRM, e-mail marketing e recuperação de carrinho abandonado por WhatsApp e e-mail. Focada em dados e criatividade, toma decisões estratégicas para impulsionar vendas e ROI. Desde 2012, ajudou mais de 4.000 empresas a criar conexões autênticas e gerar resultados consistentes. Além de tecnologia, compartilha conhecimento para capacitar gestores e empreendedores. Seu compromisso é oferecer soluções eficazes, priorizando segurança e transparência.

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.