🛒 O WhatsApp chegou na Mailbiz! Conheça o Jornadas PRO e venda até 3x mais! Comece agora 

fechar
voltar Voltar
voltar Voltar

Omnichannel: conheça ações da Mailbiz que unem online e offline

  • timer 28/12/2023
  • 3 min de leitura

O conceito de omnichannel se refere às muitas maneiras pelas quais os clientes podem interagir com uma empresa. Pode ser em lojas físicas, pelo e-commerce, nas redes sociais, por e-mail, SMS e qualquer outro espaço. E esta abordagem é uma forma poderosa de atender os clientes onde eles estão, prestando um serviço de acordo com as suas preferências e necessidades.

Leia mais:
>> Meios de pagamento: quais oferecer e como podem ajudar?
>> Aumente o lifetime value do cliente com e-mail marketing

Cada vez mais, os clientes passam por todos os canais. Mas é preciso levar em conta que nem todos os compradores procuram o mesmo. Algumas pessoas preferem usar o telefone, por exemplo, para resolver transações que envolvem dinheiro. Já outras optam por canais digitais, que estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Neste sentido, ações omnichannel eficazes acontecem quando as empresas fornecem um conjunto de canais perfeitamente integrados. Assim, elas atendem às preferências dos clientes e orientando para as soluções mais eficientes. Para se ter uma ideia da importância da omnicanalidade nos dias de hoje, uma pesquisa da McKinsey mostrou que mais da metade dos entrevistados interagem com três a cinco canais a cada vez que fazem uma compra.

Soluções omnichannel da Mailbiz

Aqui na Mailbiz, nós ajudamos os nossos clientes a desenvolverem ações omnichannel, abrangendo as suas mais diversas áreas de atuação e nichos de mercado. Confira, a seguir, como podemos atuar focados em estratégias capazes de atingir os melhores resultados.

Landing page nas lojas físicas

Para um de nossos clientes do setor de moda masculina, montamos uma landing page com foco nas vendas offline. Ou seja, os atendentes das lojas nos shoppings têm acesso a essa página para dar a possibilidade ao cliente de fazer parte do Clube VIP da marca. Assim, as lojas físicas viram um gerador de leads para a empresa como um todo, permitindo o cadastro na loja física para receber a comunicação online, impactando os consumidores por e-mail no pós-venda.

Totem na loja física

Outro cliente da Mailbiz que recebe nosso apoio nas estratégias de omnicanalidade é do setor de vinhos. Quando o comprador visita a vinícola, ele tem acesso a um totem para avaliar a sua experiência e também já pode se inscrever no Clube VIP da marca. Dessa forma, é possível gerar leads do offline para o e-commerce.

Cupons online para compras offline

Outros dos nossos clientes também já adotaram a prática de disparar e-mails do tipo: “Apresente esse e-mail no balcão da loja física e garanta 10% de desconto”. Com esse cupom em mãos, os seus consumidores têm a chance de aproveitar uma promoção durante a sua jornada de compra offline.

O que os clientes desejam da experiência omnichannel?

Cerca de 60% dos consumidores já pesquisam e compram tanto em lojas físicas quanto online. De certa forma, esse comportamento já vem moldando o perfil do consumidor em geral.

É cada vez mais comum que o comprador, quando entra no site ou aplicativo do varejista, espere ver uma conexão com o que está na loja física, como a possibilidade de fazer pedidos online e retirar pessoalmente. Ou, ainda, estar no corredor da loja física e poder pesquisar sobre um determinado produto no e-commerce da marca.

Para oferecer a experiência omnichannel ideal, as empresas devem pensar no seu negócio como um todo. É importante permitir que o cliente tenha acesso a informações como estoque, preços, promoções, entre outras informações tanto da loja física quanto do e-commerce.

Em resumo, o caminho para alcançar uma estratégia bem-sucedida deve ter como base principal os seguintes pilares:

  • Garantir a excelência na experiência de compra em vários canais, tanto na loja física quanto no ambiente online;
  • Personalizar a relação com o cliente, direcionando as ofertas que são mais relevantes para ele naquele momento, de acordo com a sua necessidade;
  • Fornecer plataformas multicanais integradas, que permitam a visualização do ecossistema do negócio como um todo, o que inclui mostrar a disponibilidade dos produtos, permitir compras em qualquer canal e fornecer atendimento em tempo real.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância de oferecer uma experiência omnichannel, não deixe de contatar a Mailbiz! Os nossos especialistas estão à disposição para contribuir nos seus resultados de ponta a ponta, seja no on ou no offline.

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.