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O retargeting é um termo bastante conhecido no marketing digital. De maneira geral, essa é uma estratégia muito utilizada para aumentar as conversões de vendas, com os cookies, por exemplo, você consegue identificar os usuários que entraram no seu site ou fizeram alguma interação com a sua marca. Usando dessas informações, você pode criar anúncios personalizados e incentivar a finalização da compra dos produtos visitados.
Essa estratégia costuma trazer bons resultados de vendas, por isso, fizemos este conteúdo com as informações mais importantes sobre o assunto. Se deseja saber mais, confira o artigo abaixo!
Conteúdo
Sabe quando você entra em um e-commerce, visualiza um produto e sai sem finalizar a compra? O retargeting vai ser utilizado por esta loja para te atrair novamente e te incentivar a finalizar a transação. Resumidamente, essas campanhas são estratégias usadas para chamar os visitantes de novo a um site, visando o aumento das conversões de vendas e fazem parte do marketing digital.
Através dos dados coletados, você consegue identificar os usuários do seu site ou que realizaram alguma interação com sua marca, e traçar estratégias de retargeting com anúncios para incentivar a conversão. Ou seja, você vai atrás de leads que já demonstraram interesse no seu produto ou serviço.
Conhecendo o que é retargeting é muito comum confundirmos este termo com o remarketing. A principal diferença entre os dois é o conteúdo divulgado e a segmentação dos clientes. Ambos tentam alcançar as pessoas que já tiveram contato com a sua marca, porém se diferenciam nos objetivos.
O retargeting procura converter vendas de forma direta, por isso, os anúncios costumam demonstrar produtos ou categorias de um e-commerce. Já o remarketing tem o objetivo de aumentar o reconhecimento da sua marca e reforçar a sua imagem. Além de fidelizar os consumidores que já realizaram compras no seu site e incentivar a recompra.
Confira também: Como aumentar o ticket médio com cross-sell e upsell
Conheça os quatro tipos de retargeting mais utilizados pelas empresas que desejam aumentar suas vendas, aproveite para incluir nas suas estratégias de marketing digital:
Este tipo de retargeting funciona rastreando os leads que visitaram o seu site e não finalizaram a compra. Após identificar os usuários, você faz campanhas direcionadas para lembrá-lo do produto que ele já visualizou enquanto ele navega em outros canais ou faz consultas nos motores de busca, como o Google.
Aqui, você consegue identificar os usuários que realizaram alguma interação com a sua marca nas redes sociais, como curtidas, comentários, visitas e mais. As campanhas direcionadas a esse cliente vão aparecer nas redes sociais que ele navegar, como Instagram ou Facebook.
As ferramentas de e-mail marketing são aliadas poderosas para alcançar seus visitantes. Com essas ferramentas, você consegue personalizar o conteúdo com poucos cliques e direcionar as campanhas, sejam de categoria ou produto específico. Utilize a integração do e-mail marketing com o seu site para automatização desse processo.
Aqui, na Mailbiz, sugerimos que automatize esta etapa e o primeiro e-mail a ser enviado é o de boas-vindas. Esse fluxo é muito importante para gerar sua primeira conexão e sua melhor chance de se engajar com seus assinantes. Outra mensagem que você pode enviar é o de fluxo de aniversário, visando gerar um relacionamento e surpreender seu cliente de forma positiva. Seja amigável e festivo e ofereça uma oferta especial, pois este momento é propenso a conversões.
Esse tipo alcança os usuários que realizaram pesquisas nos motores de busca, mas não finalizaram a compra. Com os dados necessários, você consegue criar anúncios com preços e informações importantes para mudar a decisão de compra desses leads.
O retargeting é uma estratégia eficiente e oferece algumas vantagens para as empresas que a utilizam, como:
Como vimos, o retargeting é uma importante estratégia que deve ser utilizada pela sua empresa para aumentar as conversões de vendas. Confira algumas dicas para criar boas campanhas e acompanhar os resultados.
As landing pages (LP) são páginas direcionadas para vários tipos de conversões, sejam de vendas, formulários, newsletter e mais. Se quer aumentar suas vendas, faça landing pages com gatilhos mentais e que ofereçam vantagens para transformar o seu lead em cliente. Ao clicar nos seus anúncios, direcione o usuário para sua LP.
Utilize vídeos e imagens nos seus anúncios para chamar a atenção do usuário. Lembre-se que esse cliente já está do fundo de funil, então aproveite para criar conteúdos demonstrando os produtos, vantagens, formas de uso e mais. Esses anúncios podem ser segmentados para os usuários que se interessaram por determinados produtos ou categorias.
Todas as estratégias do marketing digital precisam de métricas para serem avaliadas, por isso, os testes A/B são tão importantes. Essa estratégia consiste em criar duas versões do mesmo anúncio com pequenas diferenças entre elas. Ambas são utilizadas e depois são analisadas para saber qual foi mais eficiente.
Para otimizar ainda mais suas estratégias de marketing e aumentar suas métricas, continue no nosso blog e aproveite para aprender o que são as Notificações Push. Até lá!