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Retargeting eficaz: como reconquistar seus visitantes
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Retargeting eficaz: como reconquistar seus visitantes

  • timer 11/06/2024
  • 4 min de leitura

O retargeting é um termo bastante conhecido no marketing digital. De maneira geral, essa é uma estratégia muito utilizada para aumentar as conversões de vendas, com os cookies, por exemplo, você consegue identificar os usuários que entraram no seu site ou fizeram alguma interação com a sua marca. Usando dessas informações, você pode criar anúncios personalizados e incentivar a finalização da compra dos produtos visitados.

Essa estratégia costuma trazer bons resultados de vendas, por isso, fizemos este conteúdo com as informações mais importantes sobre o assunto. Se deseja saber mais, confira o artigo abaixo!

O que é retargeting?

Sabe quando você entra em um e-commerce, visualiza um produto e sai sem finalizar a compra? O retargeting vai ser utilizado por esta loja para te atrair novamente e te incentivar a finalizar a transação. Resumidamente, essas campanhas são estratégias usadas para chamar os visitantes de novo a um site, visando o aumento das conversões de vendas e fazem parte do marketing digital.

Através dos dados coletados, você consegue identificar os usuários do seu site ou que realizaram alguma interação com sua marca, e traçar estratégias de retargeting com anúncios para incentivar a conversão. Ou seja, você vai atrás de leads que já demonstraram interesse no seu produto ou serviço.

Principais diferenças entre retargeting e remarketing

Conhecendo o que é retargeting é muito comum confundirmos este termo com o remarketing. A principal diferença entre os dois é o conteúdo divulgado e a segmentação dos clientes. Ambos tentam alcançar as pessoas que já tiveram contato com a sua marca, porém se diferenciam nos objetivos.

O retargeting procura converter vendas de forma direta, por isso, os anúncios costumam demonstrar produtos ou categorias de um e-commerce. Já o remarketing tem o objetivo de aumentar o reconhecimento da sua marca e reforçar a sua imagem. Além de fidelizar os consumidores que já realizaram compras no seu site e incentivar a recompra.

Confira também: Como aumentar o ticket médio com cross-sell e upsell

4 tipos de retargeting para usar

Conheça os quatro tipos de retargeting mais utilizados pelas empresas que desejam aumentar suas vendas, aproveite para incluir nas suas estratégias de marketing digital:

1. Retargeting de site

Este tipo de retargeting funciona rastreando os leads que visitaram o seu site e não finalizaram a compra. Após identificar os usuários, você faz campanhas direcionadas para lembrá-lo do produto que ele já visualizou enquanto ele navega em outros canais ou faz consultas nos motores de busca, como o Google.

2. Retargeting de mídias sociais

Aqui, você consegue identificar os usuários que realizaram alguma interação com a sua marca nas redes sociais, como curtidas, comentários, visitas e mais. As campanhas direcionadas a esse cliente vão aparecer nas redes sociais que ele navegar, como Instagram ou Facebook.

3. Retargeting de e-mail

As ferramentas de e-mail marketing são aliadas poderosas para alcançar seus visitantes. Com essas ferramentas, você consegue personalizar o conteúdo com poucos cliques e direcionar as campanhas, sejam de categoria ou produto específico. Utilize a integração do e-mail marketing com o seu site para automatização desse processo.

Aqui, na Mailbiz, sugerimos que automatize esta etapa e o primeiro e-mail a ser enviado é o de boas-vindas. Esse fluxo é muito importante para gerar sua primeira conexão e sua melhor chance de se engajar com seus assinantes. Outra mensagem que você pode enviar é o de fluxo de aniversário, visando gerar um relacionamento e surpreender seu cliente de forma positiva. Seja amigável e festivo e ofereça uma oferta especial, pois este momento é propenso a conversões.

4. Retargeting de pesquisa ou busca

Esse tipo alcança os usuários que realizaram pesquisas nos motores de busca, mas não finalizaram a compra. Com os dados necessários, você consegue criar anúncios com preços e informações importantes para mudar a decisão de compra desses leads.

Vantagens de utilizar o retargeting

O retargeting é uma estratégia eficiente e oferece algumas vantagens para as empresas que a utilizam, como:

  • Aumento das conversões de vendas: os anúncios realizados de forma estratégica e personalizada aumentam as conversões;
  • Personalização dos anúncios: você pode personalizar os anúncios para que se comunicar de forma efetiva com seu público-alvo;
  • Redução de carrinhos abandonados: o retargeting é uma forma assertiva de reduzir e recuperar carrinhos abandonados;
  • Ótimo custo-benefício: comparando com outras formas de propaganda, o retargeting é um ótimo custo-benefício, pois você interage com clientes que já demonstraram interesse pelo seu produto, aumentando as chances de conversão.

Dicas para criar um retargeting assertivo

Como vimos, o retargeting é uma importante estratégia que deve ser utilizada pela sua empresa para aumentar as conversões de vendas. Confira algumas dicas para criar boas campanhas e acompanhar os resultados.

Crie landing pages específicas para campanhas de retargeting

As landing pages (LP) são páginas direcionadas para vários tipos de conversões, sejam de vendas, formulários, newsletter e mais. Se quer aumentar suas vendas, faça landing pages com gatilhos mentais e que ofereçam vantagens para transformar o seu lead em cliente. Ao clicar nos seus anúncios, direcione o usuário para sua LP.

Use vídeos e imagens

Utilize vídeos e imagens nos seus anúncios para chamar a atenção do usuário. Lembre-se que esse cliente já está do fundo de funil, então aproveite para criar conteúdos demonstrando os produtos, vantagens, formas de uso e mais. Esses anúncios podem ser segmentados para os usuários que se interessaram por determinados produtos ou categorias.

Faça testes A/B

Todas as estratégias do marketing digital precisam de métricas para serem avaliadas, por isso, os testes A/B são tão importantes. Essa estratégia consiste em criar duas versões do mesmo anúncio com pequenas diferenças entre elas. Ambas são utilizadas e depois são analisadas para saber qual foi mais eficiente.

Para otimizar ainda mais suas estratégias de marketing e aumentar suas métricas, continue no nosso blog e aproveite para aprender o que são as Notificações Push. Até lá!

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