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Ter uma boa estratégia de envio de e-mails pode ser decisivo para o sucesso ou o fracasso do seu e-commerce. Parece exagero? Pois é isso que mostram as experiências nessa área.
E os resultados das campanhas tendem a melhorar para quem conseguir aproveitar todo o potencial dos recursos disponibilizados. Tem dúvidas sobre isso? Então fique por dentro das 3 últimas tendências de e-mail marketing e entenda como explorar as novidades que vêm por aí.
Continue lendo o post de hoje e confira as dicas que selecionamos para você otimizar o desempenho das suas campanhas!
Conteúdo
Antes de escolher a estratégia que será empregada em suas campanhas de e-mail marketing, tenha em mente que não há como fugir do princípio básico dessa área: o conhecimento do seu público!
Como em qualquer ação de marketing digital, é prioritário que sua abordagem seja feita de forma adequada — e a única maneira de garantir que isso aconteça é direcionar bem sua mensagem. Vale a pena, então, dedicar a atenção necessária para essa etapa do projeto.
E lembre-se de que todas as informações obtidas sobre o seu público são importantes, uma vez que o objetivo é entender melhor seu comportamento de consumo e, é claro, seus reais interesses.
A partir do conhecimento adequado do seu público é que a empresa vai conseguir chegar em outro aspecto prioritário para ter sucesso em qualquer campanha de e-mail marketing: a personalização.
Mas não se engane: o consumidor se torna cada dia mais resistente às ações de marketing, principalmente se as considerar invasivas. Aliás, reside aí o espaço conquistado pelo marketing digital, que tem conseguido fazer abordagens realmente diferenciadas, mais alinhadas aos interesses que o consumidor tem naquela marca.
Entendido o comportamento do público, é preciso trabalhar para oferecer soluções adequadas para ele. Afinal, o consumidor reconhece e valoriza empresas que conseguem tratá-lo de forma mais pessoal.
A boa notícia para os gestores de e-commerce é que hoje o mercado dispõe de inúmeras ferramentas para ajudá-lo nesse processo. As novas tecnologias influenciaram positivamente o desenvolvimento da área de e-mail marketing, que hoje oferece inúmeras possibilidades para quem deseja aperfeiçoar suas campanhas.
Mas, para isso, é preciso aproveitar os recursos, em especial os que nos permitem monitorar qual foi a reação do público. A pessoa abriu o seu e-mail? Seguiu o link? O que funcionou melhor em cada situação?
O correto direcionamento das mensagens — que depende de uma boa estratégia de segmentação — também permite que as empresas consigam alcançar algo de valor inestimável: relevância.
Tenha em mente que, hoje, para se destacarem no mercado, as marcas devem sair do lugar-comum. E, no caso das ações de e-mail marketing, isso significa entregar informações ou fazer uma oferta que realmente desperte a atenção do público.
Então, além do conhecimento necessário sobre o público, não se esqueça de obter sua autorização. Nada é pior do que mensagens indesejadas ou, pior ainda, que não foram autorizadas.
E para as empresas isso costuma ser fatal, uma vez que o usuário pode marcar seu e-mail como spam, dificultando muito o seu trabalho a longo prazo.
Não se descuide! Para acompanhar as últimas tendências de e-mail marketing é preciso estar atento a cada detalhe da campanha. Quanto mais sofisticadas as estratégias, mais elas devem ser profissionais — ou seja, cada vez mais haverá pouco espaço para o amadorismo nessa área.
A escolha da plataforma de envio, por exemplo, se for errada pode colocar todos os seus esforços por terra, uma vez que não será possível ter o alcance necessário. É o que ocorre no caso dos provedores gratuitos.
E-mails mal formatados também prejudicam bastante a estratégia: eles não geram resultados e podem ocasionar uma percepção negativa sobre a marca! Tem algo pior do que isso para uma empresa que precisa conquistar a confiança do consumidor?
Sem cuidar dos aspectos básicos da campanha, a empresa não tem como explorar as novas possibilidades da área de e-mail marketing. A razão é simples: todas elas têm relação com o processo de automação do marketing, que exige muita atenção em relação à gestão das campanhas.
Quando analisamos as últimas tendências em e-mail marketing o que percebemos é que a atividade dependerá cada vez mais do conhecimento do público e de boas estratégias de segmentação.
Então, refletindo sobre a evolução das estratégias, há pelo menos 3 aspectos considerados prioritários:
Há um bom tempo, os especialistas apregoam que o sucesso de uma campanha de e-mail marketing depende de uma abordagem adequada. Com as novas tecnologias, no entanto, é possível trabalhar de forma mais profissional, sofisticando a segmentação da campanha e o tipo de mensagem que pode ser utilizada.
Qual é o resultado disso? Campanhas mais personalizadas, aproveitando os recursos disponibilizados pelas ferramentas disponíveis hoje no mercado.
Os aparelhos celulares são hoje o principal dispositivo de acesso à internet — e, com os novos aplicativos, têm sido priorizados também no caso dos e-mails. Por isso, já há quem acredite que a falta de investimento em formatos responsivos será determinante para o fracasso das campanhas.
Para o e-commerce, essa questão será crucial. Mas fique atento: é preciso usar os recursos para ir além das simples newsletters ou de e-mails que tentam resgatar a atenção do consumidor que “abandonou” seu carrinho de compras.
Na verdade, a ideia é que se explore os dados captados para estabelecer diálogos mais produtivos com o seu público.
As empresas devem estar atentas, uma vez que precisam não apenas se preparar para o mobile, mas também para explorar melhor os recursos interativos.
Vídeos, animações e design diferenciado são algumas das possibilidades que devem ser exploradas. Tenha em mente que o principal é aproveitar a oportunidade de contato para surpreender o seu público, encantá-lo.
E fique atento: uma das vantagens é a possibilidade de trabalhar com diferentes templates. Essa é uma das vantagens da automação!
Enfim, como você percebeu, o e-mail marketing se torna cada vez mais relevante para as empresas de todos os setores, em função dos novos recursos e resultados que pode gerar. E, no caso de e-commerce, estamos nos referindo a uma estratégia essencial para se otimizar o desempenho das campanhas.
Com o acesso a um número maior de informações sobre o consumidor através de ferramentas de monitoração (Web Analytics) — hoje temos inúmeras possibilidades para fazer isso — as empresas terão como adotar abordagens mais personalizadas e com isso gerar maior engajamento junto à sua audiência.
E aí, gostou do post? Quer saber ainda mais sobre tendências de e-mail marketing? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades dessa área!