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Atualizado em 30/12/2023
Quando falamos de pequenos e-commerces, daqueles que têm apenas um empreendedor ou um time bem reduzido, surge a pergunta: como vender nas férias da sua equipe e ter o negócio gerando bons resultados, mesmo nesse período de recesso?
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Antes de falar sobre como fazer, queremos trazer a importância disso para o seu negócio. Afinal, o varejo de modo geral sofre uma desaceleração nessa época do ano. E os e-commerces não escapam dessa realidade.
No período pós-Natal, por exemplo, a maioria das transações realizadas está relacionada a trocas e devoluções. Portanto, mantenha a frequência de envios das suas campanhas, em vez de ficar parado esperando que os consumidores cheguem até o seu site de forma orgânica.
É fundamental manter a lembrança da sua marca e continuar vendendo também nos primeiros meses do ano. Então, crie ações de atração para mostrar que você está sempre atento ao seu público.
Mas tenha em mente que é possível, sim, manter os consumidores interessados nas suas ofertas em qualquer época. Quer saber mais? Continue aqui que a gente te conta!
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Conteúdo
A verdade é que não existe uma “receita de bolo” pronta. Afinal, cada e-commerce tem um perfil de público, com preferências e hábitos diferentes. Por isso, você precisa fazer testes e mais testes para descobrir quando há uma melhor resposta da sua lista.
Sempre indicamos enviar os seus e-mails com uma frequência regular de, pelo menos, 3 vezes por semana para criar engajamento. Então, não adianta descobrir apenas o “melhor dia”, é importante descobrir quais são os “melhores dias”, já que os disparos não serão feitos todos no mesmo dia.
Para fazer esse teste, isole outras variáveis e teste apenas o dia. O ideal é que você envie os seus e-mails nos mesmos horários, variando apenas o dia pelo período mínimo de 4 semanas.
Além disso, é importante definir o que é prioritário para você escolher um dia como sendo “o melhor”. Qual é a métrica? Taxa de abertura ou taxa de cliques? Muitas vezes, o dia com melhor abertura não será o dia com maior quantidade de cliques.
Dica bônus: se o seu principal objetivo for a conversão, indicamos sempre ficar de olho nos cliques.
Da mesma forma, somente com testes você irá descobrir o horário em que cada lista responde melhor. Lembrando que a resposta pode variar conforme o segmento da lista também.
Talvez, homens respondam melhor em um horário, e mulheres, em outro. Adultos com mais de 30 anos podem responder melhor no início da manhã, enquanto os mais jovens, à tarde ou até no começo da noite. Então, a ordem sempre é: teste, analise e descubra.
E, mais uma vez, não se esqueça de isolar outras variáveis ao testar o horário. Para isso, faça comparações considerando a semana inteira. Por exemplo:
Com a automação de e-mail marketing, você pode delegar para a ferramenta a execução de algumas tarefas que não seria possível fazer no período de férias. Isso inclui o envio de qualquer tipo de informação importante para ajudar o cliente a fechar negócio com a sua empresa.
Nesse caso, você pode usar a análise de dados a seu favor para ter insights em relação ao comportamento do público. Isso serve para saber o que agrada e frustra seu cliente e, assim, planejar os envios com mais precisão e eficiência. Durante as férias – ou até mesmo durante o ano todo – você pode:
Para elaborar mensagens atrativas, trazemos alguns exemplos de tipos de e-mail marketing que podem ser muito eficientes na hora de abordar os clientes para vender nas férias:
Lembre-se que um cliente pode se inscrever na sua base de contatos enquanto você e a sua equipe estão de férias. Então, não se esqueça de automatizar um e-mail de boas-vindas para esse lead que acaba de chegar. É importante criar um gatilho para que ele avance na jornada de compra, mas sem forçar a venda direta.
Quem não gosta de um cupom de desconto, não é mesmo? Selecione alguns produtos em promoção e cupons de desconto especiais para vender durante as férias e girar o estoque.
Outra maneira de vender nas férias é comunicando sobre frete grátis – ou, pelo menos, algum desconto interessante nesse quesito. Afinal, fretes muito altos costumam ser decisivos no momento de o cliente finalizar as compras.
Nem só de vendas você pode embasar o relacionamento da sua marca com os clientes. Webinars, cursos, e-books, vídeos, podcasts, entre outros conteúdos são uma ótima forma de fortalecer a relação, oferecer conhecimento à sua base, tornar o seu negócio uma referência no seu nicho e, é claro, gerar mais vendas.
Algum cliente faz aniversário durante as suas férias? Não deixe de agendar o disparo daquele e-mail especial de felicitação pela data – e até mesmo em outras datas comemorativas durante o ano. As pessoas gostam de ser lembradas e se sentem mais próximas das marcas assim.
Aproveite o início do ano para vender nas férias mercadorias de volta às aulas, como produtos escolares, de papelaria, tênis e mochilas. Nesse período, as viagens também estão em alta. Se isso pode ser associado ao seu negócio, não deixe de fazer valer as suas vendas.
O Dia da Saudade, em 30 de janeiro, e o Valentine’s Day, em 14 de fevereiro, são datas relacionadas à emoção e uma ótima oportunidade para melhorar o relacionamento com os seus clientes, principalmente aqueles que estão inativos. Além disso, abuse das ofertas de produtos como joias, sex shop, flores e chocolates.
Por fim, no Carnaval, itens de festa como fantasias, cosméticos e bebidas estão com as vendas garantidas. Mas você pode usar a sua criatividade para criar promoções que engajem em outros segmentos, deixando o seu e-commerce em clima de festa.
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Para vender nas férias, é preciso continuar ativando os seus clientes através das suas campanhas de e-mail marketing. E com a ferramenta da Mailbiz, você pode fazer isso de uma maneira prática e rápida.
Após criar a sua campanha, revisar o conteúdo e fazer um envio de teste para garantir que está tudo certo, chega a hora de programar o envio. Assim, será possível continuar disparando os seus e-mails e ativando os seus contatos, ainda que você esteja aproveitando um período de descanso.
Isso é feito dentro da etapa de “Agendamento”, na ferramenta da Mailbiz. E há duas opções de programação de envio, confira o passo a passo:
Ao escolher esse item, abrirá em sua tela a opção de escolher a data e horário desejado para o envio da campanha, conforme a imagem abaixo:
Esta opção deve ser escolhida quando você quiser programar um envio recorrente, ou seja, uma campanha que será enviada em um intervalo de tempo definido. Aqui, é possível escolher os dias da semana, meses e horários da repetição do envio.
No exemplo abaixo, a campanha será enviada todas as terças e quintas-feiras, em todos os meses, às 09h.
Se você precisa de um apoio para vender nas férias, está no lugar certo! Entre em contato com os nossos especialistas, nós teremos o maior prazer em ajudar a alavancar os resultados do seu negócio em qualquer época do ano.