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NRF 2024: confira 8 insights do maior evento de varejo do mundo

  • timer 27/02/2024
  • 4 min de leitura

A maior feira do mundo sobre o mercado varejista sempre traz diversos assuntos interessantes, tendências e insights sobre o mercado, o consumo, a logística, a tecnologia e mais. Em 2024, aconteceu a 114ª edição desse evento, recebendo mais de 38.000 participantes de 99 países diferentes.

Entre todos os assuntos apresentados, selecionamos 8 insights para você conhecer e implementar no seu negócio. Além de aumentar as vendas, você vai se relacionar melhor com seus consumidores, adotar medidas sustentáveis e novas tecnologias para facilitar a gestão. Confira o artigo abaixo.

NRF o que é?

A sigla NRF, em inglês, significa National Retail Federation, ou Federação de Varejo dos Estados Unidos. Fundada em 1911, é considerada a maior associação comercial do mundo. A NRF realiza anualmente o evento conhecido como NRF Retail’s Big Show, reunindo varejistas de diversos segmentos e de diferentes lugares do mundo.

Nele, ocorrem diversos tipos de experiências, workshops, conhecimentos, discussão de novas tendências do varejo, networking e muito mais. Se sobrar um tempo, você ainda pode aproveitar para passear em Nova Iorque, cidade onde acontece o evento.

A seguir, confira os pontos altos da edição da NRF 2024:

1. Tecnologia a favor da experiência do usuário

Quando pensamos em inovações, é impossível não vir à mente Inteligência artificial (IA), machine learning, tecnologia, análise de dados e automação de processos. Quanto mais disseminadas e acessíveis, mais pessoas conseguem ter acesso, incluindo pequenas empresas.

Na NRF 2024, uma das tendências mais valiosas é utilizar essas inovações para melhorar e personalizar a experiência dos clientes. Assim, é possível personalizar campanhas, ofertas e conteúdos especialmente para seu público, o que acaba fortalecendo o relacionamento com seus clientes, atraindo novos leads e fidelizando consumidores.

Ainda, uma das formas de otimizar a experiência do seu público é segmentar os clientes para enviar conteúdos direcionados para cada um, a Impulse, por exemplo, permite personalizar e segmentar seus clientes com base no histórico de compras de cada um, sendo uma ferramenta eficaz para aumentar suas vendas.

2. Omnichannel

A estratégia de vendas que utiliza a integração de multicanais de comunicação para alcançar o consumidor continua em alta, seja no modo online ou offline. Assim, omnichannel auxilia na jornada de compras do cliente e vai ocorrer de modo eficiente. Para as pequenas empresas do varejo, existem soluções com preços mais justos, como integração de plataformas de e-commerce.

3. Sustentabilidade

Outro ponto de atenção apresentado no NRF 2024 foi a sustentabilidade. Cada vez mais, os consumidores estão percebendo os impactos ambientais e mais conscientes sobre a importância de ações sustentáveis. Algumas práticas que podem ser adotadas no varejo são:

  • Utilizar embalagens produzidas com materiais biodegradáveis;
  • Apoiar causas sociais;
  • Reduzir o consumo de água;
  • Utilizar luzes de LED ou energia solar.

Além de criar uma conexão maior com seu público-alvo, você ainda ajuda na redução dos impactos ambientais.

Confira as principais tendências do e-commerce para 2024

4. A importância da loja física

Um dos temas mais discutidos na feira de 2024 foi a importância da loja física na jornada de compra do consumidor. Mesmo que prefira comprar na loja virtual, ele vai presencialmente para conversar com o vendedor e visualizar o produto, gerando uma melhor experiência de compra.

Dessa forma , os vendedores da loja física conseguem influenciar as compras diretamente. Muitos consumidores visualizam os produtos na loja virtual e, ao serem bem atendidos na loja física, preferem fechar a compra na hora. Inclusive, esse assunto já estava sendo discutido na feira do ano passado e continua em alta esse ano.

5. Experiências e inovação na loja física

Para o varejo, a experiência na loja continua sendo uma tendência. Durante a feira, foram apresentadas algumas formas de inovação para atrair os clientes, como realidade aumentada ou tecnologias imersivas. Dessa forma, seu público consegue visualizar os produtos em qualquer lugar antes de realizar a compra. Inclusive, aprenda como utilizar IA para o e-mail marketing.

6. Conteúdo e entretenimento

Um insight que apareceu em vários painéis da feira de 2024 foi como é perceptível que o consumo tem início a partir do conteúdo. Apesar de não ser um tema novo, é uma estratégia que continua importante para o aumento das vendas. Vale a pena estudar qual a melhor forma de alcançar seu público-alvo e persona com conteúdos, seja por meio das redes sociais, blog, podcasts e mais.

7. Retail media

Conhecida como mídia de varejo, essa estratégia consiste em abrir espaço para anúncios nos canais de vendas, seja no ambiente virtual ou físico. Apesar de não aumentar as vendas do seu negócio, é uma boa forma de gerar outra fonte de receita. Inclusive, quanto mais visibilidade sua marca conquistar, mais caro pode cobrar por esses espaços de anúncios.

Você também pode se interessar: Quem são e como recompensar seus clientes VIPs

8. Agilidade e flexibilidade

A NRF 2024 mostrou a importância da agilidade e da flexibilidade diante das incertezas do mercado. As empresas que conseguem se adaptar facilmente são as que se mantêm no ramo e têm os melhores resultados de vendas. Por isso, aposte em sistemas ERP de gestão, diversifique seus fornecedores, produtos e mais.

Por fim, podemos verificar que a NRF 2024 trouxe vários temas importantes que podem impactar as vendas do seu negócio. Inclusive sobre tecnologias que fazem diferença para conquistar seus clientes e reverter um carrinho de compras abandonado em vendas, por exemplo, temos o Jornadas da Mailbiz, uma forma de automatizar o e-mail e o WhatsApp para se comunicar com o seu público.

Agora que você aprendeu sobre NRF, o que é e os principais insights apresentados na feira de 2024, continue navegando no nosso blog e confira também tudo sobre e-commerce de moda: como aumentar as suas vendas. Além disso, pudemos perceber que manter um bom relacionamento com os clientes e ter um CRM estratégicos são tendências fortes do varejo, por isso, conheça mais sobre o e-mail marketing da Mailbiz preenchendo nosso formulário para que nossos consultores possam entrar em contato e tirar todas as suas dúvidas!

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