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Tendências de compras de fim de ano: o que esperar e como se preparar

  • timer 07/11/2023
  • 7 min de leitura

O final de ano é a época em que os lojistas se preparam com estratégias de vendas focadas em algumas das datas mais importantes para alavancar os seus negócios. Estamos falando de tendências de compras especialmente para a Black Friday, para o Natal e até mesmo para as férias, quando chega a hora de renovar o guarda-roupas para encarar o verão em alto estilo. 

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Tendências emergenciais

Enquanto os consumidores competem para conseguir as melhores condições na hora de fechar uma compra, as marcas estão prontas para vender mais e mais produtos. Mas as empresas devem estar sempre de olho nos movimentos do mercado para conseguirem se adaptar às mudanças nos padrões de compras e, claro, maximizar os seus resultados. 

Pensando nisso, reunimos algumas tendências de compras que precisam ser observadas e alguns gatilhos mentais que podem ser acionados, especialmente na época mais festiva do ano. Confira a seguir: 

  • Compras impulsivas: a propensão a fazer compras impulsivas, muitas vezes, está ligada à necessidade de se sentir no controle e de elevar a autoestima. Nesse sentido, quando encontramos um ótimo preço, nos sentimos realizados. Junto a isso, na época de fim de ano, as pessoas tendem a se sentir mais felizes, ou seja, é mais provável que gastem mais dinheiro em atividades que dão prazer, como comprar novos itens. 
  • Promoções e ofertas: muitos compradores valorizam mais um bom negócio do que uma marca específica. E a temporada de final de ano e de férias é quando os consumidores aguardam ansiosamente grandes promoções e vantagens para comprar mais. As pessoas também procuram outras ofertas atraentes, como brindes e frete grátis. Então, lembre-se que, para alavancar os seus resultados, não se trata apenas de reduzir os preços dos seus produtos. 
  • Necessidade de presentear: cada final de ano traz oportunidades para se reunir com a família e os amigos. Ou seja, principalmente entre os meses de outubro e dezembro, é o momento que as pessoas têm de demonstrar o seu carinho através de presentes. Sendo assim, os consumidores compram mais e, logo, os lojistas aumentam as suas vendas. 

FoMO – Medo de perder uma oportunidade

As redes sociais e outros canais de comunicação são inundados com grandes promoções e ofertas durante a época de final de ano, o que incentiva os consumidores a comprarem mais. Isso faz com que as pessoas tenham medo de perder, pois ninguém quer deixar passar a oportunidade de comprar os seus itens favoritos com grandes vantagens. Portanto, usar o FoMO (do inglês, Fear of Missing Out) é uma estratégia de marketing para vender mais, impulsionando gatilhos como urgência e escassez, agilizando a tomada de decisão do consumidor na hora de fechar uma compra.

>> Quer saber como usar a estratégia de FoMo da forma correta? Confira nosso artigo e aumente as suas vendas! 

Mudança de comportamento do consumidor 

Com uma rotina chamada de “novo normal”, as pessoas vêm apresentando uma grande transformação nas tendências de compras, especialmente nos últimos anos. Os consumidores traçam novos caminhos e preferências, e é preciso descobrir quais estratégias podem ajudar a colocar a sua loja à frente da concorrência e aproveitar as oportunidades desta época. 

Disponibilizar ofertas com antecedência 

Usando datas que antecedem o Natal, como o Dia das Crianças e a Black Friday, mais da metade dos consumidores já começa a planejar as suas compras – ou até mesmo comprar, de fato -, especialmente entre os meses de setembro e outubro. Aproveitar ofertas com antecedência marca uma mudança significativa no comportamento de compra. 

Assim, o frenesi tradicional das vendas apenas em dezembro parece estar perdendo a sua importância, dando lugar a outros meses do ano. Então, organize o seu site já em setembro e promova ofertas especiais para atrair os compradores, antes que a sua concorrência faça isso. 

Se colocar à frente nas pesquisas 

De acordo com um estudo do Google, 36% dos clientes gastaram mais tempo pesquisando produtos e ofertas em 2022 do que em 2021. Com orçamentos mais apertados, é bem provável que essa tendência continue. Afinal, os consumidores buscam mais opções e informações sobre ofertas e descontos vantajosos. Lembrando que este processo de pesquisa também está diretamente ligado à necessidade de divulgar os produtos e as promoções cada vez mais cedo. 

Por isso, é fundamental garantir que os clientes possam encontrar com facilidade o seu site. Isso inclui trabalhar em uma forte estratégia de SEO, fornecer um conteúdo de qualidade – como guias, e-books, vídeos, tutoriais – e até mesmo fechar parcerias com influenciadores para que eles façam reviews dos seus produtos para aumentar a exposição do seu negócio. 

Permitir acessos por dispositivos móveis 

Como característica de uma sociedade conectada constantemente, os compradores estão usando cada vez mais o celular para fazer as suas compras online. E essa navegação por dispositivos móveis exige que você, lojista, ofereça uma experiência agradável para o usuário que vai além do desktop. 

Mesmo que o seu site não tenha aplicativo, é importante se certificar de que você está proporcionando uma navegação amigável em diferentes formatos, para dispositivos diversos. Sendo assim, o primeiro passo é analisar os dados atuais da sua base de contatos para entender de que forma os seus clientes compram e, assim, otimizar a jornada deles durante todo o contato com a sua loja. 

Oferecer compra online e retirada na loja ou vice-versa 

Chamado de varejo híbrido, o conceito mistura o varejo físico com o comércio eletrônico e vem revolucionando o setor, sendo projetado para oferecer aos clientes uma série de opções para que eles possam escolher como e onde querem comprar. Para colocá-lo em prática, é preciso levar em consideração todos os hábitos de compras, não apenas as tendências, mas também os mais tradicionais. 

Por exemplo, as pessoas que compram roupas online ainda podem querer a experiência sensorial de sentir o tecido e experimentar o tamanho. Então, se você tem um e-commerce de roupas, para se adaptar a um modelo híbrido, pode permitir que os clientes comprem itens em mais de um tamanho e oferecer devoluções e reembolsos gratuitos. 

Aposte nesse modelo

Apostando no modelo híbrido, as marcas podem oferecer aos clientes uma experiência de compra mais completa, estabelecendo uma conexão mais próxima com os seus clientes. Ou seja, o varejista que contempla operações omnichannel e phygital aproveita o melhor dos dois mundos para oferecer aos consumidores o pacote completo. 

Para se ter uma ideia, de acordo com a Salesforce, 39% dos consumidores procuram varejistas que oferecem compra online e retirada em loja, influenciando a escolha da loja para fechar negócio. Essa tendência destaca a visibilidade e a conveniência como fatores de fidelização. 

E se ter uma loja física não é uma opção neste momento, você ainda pode avaliar fechar parcerias com outras marcas para permitir, por exemplo, trocas de mercadorias em lojas locais. Afinal, sabemos que o fim de ano é uma época em que há grande volume de trocas, e o seu objetivo deve ser o de facilitar a vida dos compradores, proporcionando uma experiência facilitada. 

Apostar na recuperação de carrinho

Com a popularização cada vez maior do e-commerce, um comportamento que ficou comum entre os consumidores é colocar mercadorias no carrinho de compras, mas desistir antes do processo de check-out. Para se ter uma ideia, no cenário brasileiro, 85% dos consumidores desistem de concluir os seus pedidos na etapa final, conforme aponta a pesquisa Abandono de Carrinho 2022, da Opinion Box, sendo que 15% dos compradores repetem essa prática regularmente. 

Já no cenário global, a taxa média de abandono de carrinho de compras em todos os setores do e-commerce, em 2022, foi de mais de 69,9%. É o que mostram os resultados do estudo realizado pelo Baymard Institute. 

Mas a boa notícia é que é possível recuperar o desejo de compra dos seus clientes e, assim, reduzir o abandono de carrinho, alavancando os resultados da sua loja online. Confira algumas dicas: 

  • Enviar e-mail marketing com lembrete para o cliente retomar o carrinho esquecido; 
  • Oferecer diferentes métodos de pagamento; 
  • Garantir um site com navegação segura e proteção dos dados dos compradores; 
  • Usar CTAs fortes e chamativos tanto no site quanto no e-mail marketing; 
  • Ter a opção de salvamento de carrinho no seu site; 
  • Garantir o carregamento otimizado das páginas, com imagens e vídeos com baixo peso; 
  • Evitar distrações no processo de check-out, como a oferta excessiva de outros produtos. 

>> Para saber em detalhes como garantir mais vendas, acesse o nosso artigo com 8 dicas para evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce

Canais de comunicação que impactam resultados 

Uma das tendências de compras que veio para ficar é a exigência de mais autenticidade nas campanhas de marketing. Isso está remodelando as preferências do consumidor na busca por um envolvimento mais profundo e real de influenciadores e celebridades com os produtos que estão divulgando. 

Os consumidores estão cansados de ver muitos rostos (tradicionalmente famosos ou com muitos seguidores) entrando no jogo das chamadas “publis”. Os usuários anseiam cada vez mais por conteúdo genuíno e não encenado, rejeitando mensagens repetitivas e sem utilidade. 

Neste sentido, as marcas devem olhar mais e focar os seus esforços de marketing nos influenciadores menores, mas que conquistaram a confiança do seu público, e se concentrar na construção de grupos de consumidores com interesses compartilhados. Dando mais atenção aos microinfluenciadores com conhecimento sobre o seu próprio público em vez de grandes nomes, é possível ampliar o alcance da sua marca no espaço digital de forma segmentada e qualificada. 

Microinfluenciadores por e-mail e nas redes sociais 

Como falamos, quando se trata de influenciadores, não são, necessariamente, apenas aqueles que têm milhões de seguidores. Os chamados microinfluenciadores também impactam o seu público menor e mais segmentado. Ou seja, você pode apenas ficar de olho no que está em alta ou pode contar com a parceria de alguém capaz de influenciar potencialmente o seu público-alvo. 

Tutoriais

Aposte em tutoriais de maquiagem, unboxing de produtos, reviews de influenciadores que reforcem a aumentem a visibilidade da sua marca. Quando os consumidores veem o produto com mais detalhes e até mesmo sendo usado por uma pessoa real, as chances de eles confiarem mais na sua marca só aumentam. 

E o melhor é que esse movimento pode se espalhar por diferentes canais de comunicação. Engana-se quem pensa que os influenciadores estão marcando presença apenas nas redes sociais. Já pensou que legal um cliente seu receber um e-mail marketing personalizado, com uma dica super útil daquela pessoa que ela segue há tempos?! 

Instashopping 

Mas é claro que estar presente nas redes sociais é cada vez mais importante para construir um relacionamento sólido entre marcas e consumidores. Os clientes estão mais conectados e utilizando as ferramentas digitais não só para lazer, mas também como fonte de busca, inspiração e, sem dúvidas, compras. 

Para se ter uma ideia, o consumo online se tornou um hábito para 86% dos brasileiros. É o que revela a pesquisa Social Commerce. O levantamento ainda mostra que 37% dos consumidores fazem uma visita às lojas digitais pelo menos uma vez por mês em busca de ofertas, e 23% acessam a rede semanalmente para fazer compras. 

Devido ao aumento no volume de consumidores que estão aderindo a este modelo de compras, os gigantes das redes sociais (como Facebook e Instagram) já estão aprimorando os meios para receber pagamentos diretamente em seus aplicativos, incluindo até mesmo a possibilidade de pagamento. Este movimento vem viabilizando um novo tipo de comércio, que mexe, em muito, com as tendências de compras

WhatsApp para e-commerce 

O uso do WhatsApp para negócios cresceu 251% em 2021, segundo o Panorama Mobile Time/Opinion. E a grande aposta para os próximos anos são os pagamentos feitos dentro da própria plataforma, via WhatsApp Pay. Isso porque a jornada do cliente poderá ser realizada completamente dentro do aplicativo, combinando a opção de pagamento dentro da conversa com o catálogo de produtos da loja, horário de atendimento, mensagens informativas etc. 

As tendências de compras para o final do ano podem mudar com muita velocidade, por isso, é preciso ficar de olho nos movimentos do mercado e contar com uma equipe de especialistas capazes de ajudar a construir as suas campanhas de e-mail marketing de ponta a ponta. Entre em contato e conte com o nosso apoio para alavancar ainda mais os resultados da sua loja online. 

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